Peso do bebê com 3 meses
Na idade adulta, a cabeça equivale, proporcionalmente, a apenas 10% do corpo. Isso significa que, uma criança que nasceu com 35 cm de perímetro cefálico, aos seis meses terá 44 cm de circunferência da cabeça, o que corresponde a um aumento de 6 cm no primeiro trimestre (dois por mês) e de 3 no segundo (1 por mês).
Segundo Schreen, o capacete não aplica pressão no crânio e deixa espaço para ele crescer onde está achatado. O tratamento completo custa cerca de R$ 10 mil.
Sinais e sintomas de macrocefalia
A macrocefalia anômala pode ser causada por um aumento no cérebro (megaloencefalia), água no cérebro (hidrocefalia), crescimento excessivo dos ossos do crânio (hiperostose craniana) ou outros problemas de saúde.
A macrocefalia é o termo técnico para cabeça grande. A macrocefalia pode ser normal ou causada por distúrbios genéticos ou outros. O diagnóstico é feito antes do nascimento por meio de exames de ultrassom de rotina ou após o nascimento ao medir a circunferência da cabeça.
A megaloencefalia pode conduzir a uma doença chamada macrocefalia. A megaloencefalia unilateral ou hemimegaloencefalia é uma malformação pouco comum caracterizada pelo crescimento anormal de um hemisfério do cérebro. Os meninos com este trastorno podem ter a cabeça grande, às vezes assimétrica.
A Braquicefalia é uma anomalia genética congênita (presente até mesmo antes do nascimento), que causa a má-formação do crânio ou craniofacial devido à junção prematura das suturas cranianas, que são responsáveis por unir as placas cranianas (já que o crânio não é um único osso).
Escafocefalia. Em alguns bebês, a cabeça pode ser mais achatada no sentido anteroposterior (de frente para trás), apresentando um grau de Braquicefalia (alargamento), ou o crânio é mais alongado, caracterizando Escafocefalia, conforme imagens.
No entanto, as causas são inúmeras e podem produzir-se pré ou pós natal. Pélvis maternas pequenas, fetos com cabeças demasiado grandes, gravidez múltipla, apresentação transversal do feto, alterações na quantidade de líquido amniótico, são apenas algumas das possibilidades que podem ser causas da Plagiocefalia.
A cutis verticis gyrata é uma condição do couro cabeludo caracte- rizada por sulcos e dobras profundas, causando o espessamento da pele que lhe dá uma aparência semelhante aos giros do córtex cerebral.
Entenda o que é o problema. Normalmente as espinhas na cabeça significam que algum folículo capilar - aquele "buraquinho" por onde sai o fio de cabelo - está entupido. Esse entupimento pode ser causado pelo acúmulo de sebo, produtos de cabelo mal removidos na lavagem e até células que acabam ficando presas nos poros.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de foliculite são:
“O tratamento vai depender de cada caso e da intensidade da foliculite, o que normalmente recomendamos é o uso de sabonetes específicos para a área, bem como pomada com antibiótico. Alguns casos necessitam de antibiótico por via oral”, concluiu.
Remédios caseiros para irritação no couro cabeludo