O nome répteis deriva do modo de locomoção: as quatro patas (ausentes nas cobras) situam-se no mesmo plano do corpo, determinando o rastejamento do ventre no solo (do latim reptare = rastejar). Para a realização desses movimentos, apresentam músculos bem desenvolvidos. O esqueleto dos répteis é totalmente ósseo.
Os répteis podem ser divididos em quatro linhagens: Testudines (tartarugas e jabutis), Squamata (lagartos e serpentes), Crocodylia (crocodilos e jacarés) e Rhynchocephalia (tuatara).
São exemplos de répteis: tartaruga, jabuti, cágado, cobra, serpente, jacaré, crocodilo, camaleão, iguana e lagarto.
Répteis
Mas não há crocodilos no Brasil. Nas Américas, só há uma espécie de crocodilo, o Crocodylus intermedius, que vive nos rios da bacia do Orenoco, na Venezuela. Quanto à família dos jacarés, das oito espécies, seis vivem nos rios da América do Sul.
Crocodilo-de-água-salgada: 4,3 – 5,2 m
Os crocodilianos ou crocodilos são os répteis da ordem Crocodilia (ou Crocodylia), na qual existem 24 espécies vivas e numerosos fósseis.
Surgiram há 248 milhões de anos aproximadamente, tendo convivido com dinossauros. Apesar de não terem a mesma mobilidade que seus antepassados, já foram registados crocodilos que podem correr nas margens de rios a uma velocidade de até 58 km/h.
Crocodilianos (Crocodilia)
Atualmente, encontra-se protegido e sua população encontra-se estável no Brasil. É a maior espécie de jacaré, podendo atingir até 4,5 metros de comprimento e mais de trezentos quilogramas. Porém já foram encontrados exemplares com mais de 5,5 metros de comprimento e possivelmente meia tonelada de peso.
6 metros de comprimento
Maior jacaré do mundo vive na Amazônia e pode chegar a 5 metros de comprimento.
Crocodilo
crocodilo-de-água-salgada
Para comparar, o tubarão-branco mede apenas 6 m, equivalente ao tamanho de um filhote de megalodon. A escassez de comida e a concorrência com predadoresde grande porte, como a orca (8 m) e a baleia-azul (30 m) – que também atacavam seusfilhotes – deram início à extinção dos megalodons.
Se você já imaginou que seria um T-Rex ou um Braquissauro, se enganou. O estudo recente comprovou que, na verdade, a criatura que conquistou esse posto é o Argentinossauro, herbívoro que viveu cerca de 90 milhões a 100 milhões de anos atrás.
Oculudentavis
O espécime, encontrado no norte de Mianmar, consiste em um crânio de pássaro preso em um âmbar de 99 milhões de anos. Em artigo na revista científica Nature, os pesquisadores relatam que o dinossauro teria o tamanho semelhante ao de um beija-flor abelha — o menor pássaro existente.
o espinossauro
O Spinosaurus aegyptiacus tinha uma cauda adaptada para viver na água, segundo um novo estudo, o que faz dele o primeiro e único dino aquático encontrado. Nas últimas décadas, cientistas vêm discutindo a possibilidade de alguma espécie de dinossauro viver em ambientes aquáticos.