A potência dessa iluminação deve ficar entre 75 a 100 watts. Se você usa lâmpadas de LED, o equivalente seria de 20 a 26 watts. Você também pode instalar um dimmer para ajustar a intensidade da luz, ficando mais fraca de manhã, até que seus olhos se acostumem.
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Para calcular a quantidade de ponto de luz em cada ambiente, multiplique por 16 as dimensões do cômodo. Por exemplo: um quarto de 3 metros de largura por 3,5 metros de comprimento terá 10,5 metros quadrados, que serão multiplicados por 16.
Como regra geral, podemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado x área do ambiente. Por exemplo: se a área geral da sala tiver 8 metros quadrados, o cálculo será 8 x 150 = 1.
A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.
Quanto maior for a quantidade de lúmens indicada na embalagem, maior será o fluxo luminoso da lâmpada. Esse tipo de informação é ideal para te ajudar a identificar se a lâmpada que você está adquirindo realmente terá capacidade de iluminar o ambiente da melhor maneira possível.
Lâmpada LED 15w equivale lâmpada fluorescente compacta de 23w e equivale a lâmpada incandescente de 100w. Com a evolução das lâmpadas LED deve haver um aumento da eficiência, e esses números podem mudar.
Ao comprar lâmpadas, esteja atento às especificações A potência da lâmpada, a qual é medida pelo número de lúmens, é a mais comum. ... O modelo ao que mais estamos acostumados é o E27, presente, principalmente, em lâmpadas residenciais. Porém, existem modelos que utilizam o encaixe G9, GU10, entre outros.
Uma lâmpada incandescente de 20W equivale a uma LED de 2W, com emissão de 50-80 lúmens. Já para as fluorescentes, se tomarmos como exemplo uma de 12W, será equivalente a uma de 6W de LED, com emissão de 390-550 lúmens e uma de 50W das incandescentes.
Características
Lâmpadas de LED usam aproximadamente metade da potência da iluminação fluorescente, cerca de 6 watts de energia versus 14 watts de uma lâmpada fluorescente. - 1 Lâmpada Led e27 30w Bulbo branco frio.
A equivalência entre as lâmpadas é medida pela comparação entre a quantidade de watts consumidos para uma mesma quantidade de lúmens emitidos. Por exemplo: uma lâmpada incandescente que emite 50 a 80 lúmens consome 20 W, enquanto uma lâmpada de LED consome apenas 2 W.
Tabela de Equivalência Abilumi (2020)
Para identificar o melhor para seu caso, compare a quantidade de lúmens da lâmpada antiga com a nova. Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.
As lâmpadas LED são até 10 vezes mais eficientes que as lâmpadas incandescentes e as halogenas. Isso significa que uma lâmpada LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à lâmpada incandescente ou halógena de 100W.
1010 lm = lâmpada LED de 10 W = incandescente de 68 W = fluorescente de 20 W; 1311 lm = lâmpada LED de 12 W = incandescente de 87 W = fluorescente de 26 W.
Características Técnicas
Aplicações: Energia solar, bateria 12volts (direto na bateria não necessita de nenhum acessório). Base: Rosca E-27 (soquete comum). Voltagem: 12 volts. Amperagem: 0,9 amperes.
Um Spot de 3w equivale a uma lâmpada de 20w.