Se um indivíduo que pesa 80 kg, pratica essa atividade por 45 minutos (0,75h), o seu gasto calórico será calculado multiplicando todos esses valores = 5,5 X 80 X 0,75 = 330 calorias aproximadamente.
Assim, a fórmula será: Energia gasta com a atividade (kcal) = MET da atividade física realizada x Peso corporal x Tempo de atividade (min). Exemplo: um indivíduo que pese 80 kg e pratique 30 min de musculação com média intensidade terá um gasto de: 4,5 (MET) x 80 x 30/60 = 180 kcal.
Conheça os 39 exercícios que mais queimam calorias
Faça exercícios que utilizem grupamentos musculares grandes, os exercícios multiarticulares são os mais indicados, pois trabalhando mais músculos o gasto calórico na atividade aumenta. Intercale exercícios aeróbios de alta intensidade como correr por 2 a 3 minutos, remar ou pedalar com carga.
Exagerar no peso aumenta o risco de lesão, tanto pela grande sobrecarga imposta aos músculos quanto por prejudicar a execução correta dos movimentos. Mais uma vez, a dica é respeitar seus limites e sempre malhar com supervisão de um profissional de educação física.
Quando uma pessoa começa a fazer atividade física, os músculos começam a crescer. É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses. Se a pessoa estiver com pouca massa muscular, também pode acontecer isso, estendendo-se por até seis meses.
A musculação atrapalha o crescimento O problema ocorre quando a malhação é realizada em excesso e sem que o jovem tenha atingido o grau de maturidade física ideal. Nesses casos, a musculação pode gerar lesões no disco epifisário, responsável pelo crescimento dos ossos, mas isso é muito raro de acontecer.
São produtos que trazem riscos para a saúde, como ganho de peso, aumento da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, além de causar insônia, ansiedade, irritabilidade e sobrecarregar o fígado e os rins.
A musculação em excesso, assim como no crossfit, por exemplo, pode provocar lesões nos quadris e nos joelhos, que são as maiores articulações do nosso corpo. Por isso, é preciso cuidado ao praticar exercícios físicos que exigem bastante das pernas.
Veja as lesões mais comuns em iniciantes na academia
A tonificação dos músculos é uma das "consequências" visíveis da prática da musculação. A tonificação acontece devido à perda de gordura, aumento da massa muscular e fortalecimento da musculatura o que além de representar ganho de força, permite que haja o desaparecimento das celulites, por exemplo.