O trabalho com projetos pedagógicos associa-se ao desenvolvimento do conhecimento globalizado e relacional, ou seja, na articulação dos conhecimentos escolares nas atividades de ensino, não de forma rígida e fragmentada, mas pensando na interdisciplinaridade (Hernández; Ventura, 1998).
O planejamento contribui para que se atinja um objetivo esperado. O planejamento da Pedagogia de Projetos se faz por meio do professor que determina objetivos e estratégias dos projetos e o aluno que promove ações para executá-los.
Como montar um projeto escolar inovador em 9 etapas:
5 ideias de projetos que mudam a rotina das escolas
Pedagogia de Projetos pode ser definida como um método no qual a classe se ocupa em atividades proveitosas e com propósitos definidos. Em outras palavras, é o ensino através da experiência. ... Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos.
Ao trabalhar com a metodologia de projetos, o professor deixa de ser aquele que transmite informações aos seus alunos que vão absorvê-las. O educador ganha um novo papel: ele passa a criar situações de aprendizagem, com um foco muito direcionado para as relações que se estabelecem nessas situações.
O trabalho por Projetos pode ser dividido em 4 etapas: problematização, desenvolvimento, aplicação e avaliação. a) problematização: é o início do projeto. Nessa etapa, os alunos irão expressar suas idéias e conhecimentos sobre o problema em questão.
O projeto substitui as rotineiras tarefas de treino e repetição, criando um ambiente de investigação e solução de problemas. Cabe ressaltar que o trabalho por meio de projetos demanda escuta e envolvimento do professor com a turma. Ele partilha situações de aprendizagem e instiga a efetiva participação.
O que é um projeto de educação infantil? O trabalho por projetos na educação infantil tem o intuito de dar um sentido criativo à aprendizagem, por meio do despertar da curiosidade, evitando uma sequência de repetições de informação ou treino corriqueiro.
Avaliação da aprendizagem é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além de aplicar testes e conceder notas aleatórias, mas exige um acompanhamento do estudante em diferentes momentos do processo educativo.