A Química Inorgânica estuda as substâncias que não possuem carbono coordenados em cadeias, ou seja, aquelas que têm origem principalmente no reino mineral. Esse ramo da química analisa as estruturas, as propriedades e as transformações acerca dessas substâncias e dos elementos químicos que as compõem.
As biomoléculas precisam de seres vivos para desempenharem seu papel. Além do carbono, elas são compostas também por outros átomos, os principais são o oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. As biomoléculas mais importantes são os carboidratos, as proteínas e os lipídeos.
Verificado por especialistas Olá, dois grupos que podemos considerar presente de forma abundante em nossas membranas são: os fosfolipídeos, constituintes por um grupo fosfato e glicerol que torna parte da molécula polar e uma ou duas cadeias de ácidos graxos, que por sua vez, tornam parte da molécula apolar.
Bioelementos principais São o oxigênio, o carbono, o hidrogênio e o nitrogênio. Constituem aproximadamente 95% da massa dos seres vivos. Isso significa que quase todo corpo animal é formado por esses quatro elementos.
As moléculas são formadas por uma quantidade exata de átomos que se ligam covalentemente, enquanto as macromoléculas possuem um número indeterminado de átomos.
Macromolécula define-se como uma molécula orgânica de elevada massa molecular relativa, podendo ou não apresentar unidades de repetição. Aquelas que apresentam unidades de repetição são denominadas polímeros. ... Reação de polimerização é a reação de síntese dos polímeros a partir dos monómeros.
Um fato marcante é que todos os seres vivos são universalmente construídos pelas mesmas famílias de macromoléculas biológicas: as proteínas, os carboidratos, os lipídeos e os ácidos nucléicos.
Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas. Um fosfolipídio é um lipídio composto por glicerol, duas caudas de ácido graxo e uma cabeça com um grupo de cadeias de fosfato.
A membrana plasmática é quimicamente constituída por lipídios (glicolipídeos, colesterol e os fosfolipídeos) e proteínas. Por isso, é reconhecida por sua composição lipoproteica. Os fosfolipídios estão dispostos em uma camada dupla, a bicamada lipídica. ... Isso permite a flexibilidade e elasticidade da membrana.
A espessura da membrana plasmática da maioria dos seres vivos é de 8 nanômetros, é formada por fosfolipídios de membrana, proteínas de membrana e carboidratos de membrana.