O maior benefício da cesárea é o planejamento. A mulher pode fazer a cirurgia eletiva, desde que a partir das 39 semanas de gestação. "Idealmente perto das 40. Quanto mais tempo deixar o bebê, melhor a evolução", diz Carolina.
A maturidade fetal consiste no pleno desenvolvimento dos diversos órgãos e sistemas fetais que, no seu processo fisiológico normal, se completa entre 37 e 40 semanas de gestação.
Durante a gestação, os pulmões não se contraem nem se expandem. No útero, os pulmões são como que duas esponjas secas e duras. O bebé flutua num reservatório de líquido amniótico, que ele filtra em direção aos pulmões, enchendo-os deste líquido. Dentro do ventre não há ar para respirar.
É por causa de um reflexo que os bebês param de respirar assim que mergulham na água. E com a traquéia mais elevada, eles podem abrir a boca o tanto que quiserem. A água não entra nos pulmões, vai direto para o estômago.
Por que os bebês sabem nadar quando nascem e depois desaprendem? Puro reflexo que simula natação. Um mecanismo de proteção, conhecido como resposta bradicárdica, bloqueia a glote, na região da laringe, e faz com que os bebês prendam a respiração instintivamente.
Esta falta de padrão é completamente normal nos primeiros meses, então, não precisa se preocupar. A respiração é tão irregular que é normal até que o bebê fique um tempo sem respirar — cerca de 10 segundos — e retorne às respirações como se nada tivesse acontecido.
Os pais da criança que se asfixia podem fazer procedimento para atender à criança. A primeira coisa é ver se o bebê está respirando ou não, explica a pediatra. “Se ele está respirando, mas engasgado, a melhor coisa é não mexer e levar para o hospital.
Embora o bebê apresente uma frequência respiratória maior que o adulto, tornando-se semelhante somente aos 9 ou 10 anos de idade, a criança dormir de boca aberta não pode ser considerado um hábito normal e a especialista explica o verdadeiro motivo: "Geralmente está associada a alguns hábitos como: a maior utilização ...