EQST

Quando Parar De Pagar A Penso Alimentcia?

Quando parar de pagar a pensão alimentícia?

Após a maioridade, há o dever de prestar assistência. Regina Beatriz indica que a jurisprudência consolidada define que a obrigação de pagamento da pensão se encerra quando o filho tem condições de auto-sustento; com o término da faculdade; quando o filho completa 24 anos; ou ao se casar – o que ocorrer primeiro.

Quem recebe pensão alimentícia tem direito a rescisão?

Para efetuar o desconto de pensão alimentícia no salário do empregado, bem como das férias e demais verbas, inclusive rescisão contratual, a empresa deverá cumprir a determinação contida na certidão expedida pelo juiz de direito, independente de autorização do empregado.

O que pode ser descontado na pensão alimentícia?

Explico. A dívida de alimentos não comporta compensação, segundo dispõe o Código Civil, em seu art. ... Nesta hipótese, o devedor da pensão alimentícia, na hora de pagá-la, não poderá descontar o valor que lhe deve o beneficiário em razão daquela segunda dívida.

Qual a porcentagem de desconto de pensão alimentícia?

Por exemplo, se o alimentante deve pagar pensão alimentícia no valor de 25% de seu salário e está devendo cinco meses pretéritos, o juiz pode determinar o desconto de mais 25% do salário do devedor até...

Quem paga pensão tem que comprar material escolar?

Essa pensão deve englobar todas as despesas inerentes ao bom desenvolvimento do mesmo, sobretudo com relação ao sustento, habitação, vestuário, lazer, educação e saúde. Portanto, o valor referente ao material escolar deve estar englobado no item educação da Pensão Alimentícia.

Quem paga pensão tem que pagar décimo terceiro?

Quando se trata de pessoa assalariada, é normal que incida o desconto sobre essa verba. Porém, quando se trata de profissional autônomo, empresário, profissional liberal ou desempregado, a Justiça tem entendido que a pensão é devida pelos doze meses do ano, sem obrigação de uma décima terceira parcela.

Como o juiz determina o pagamento da pensão alimentícia?

O juiz calcula a pensão alimentícia de acordo com o binômio 1) possibilidade do genitor (alimentante) e 2) necessidade do filho (alimentando). A 'necessidade' é denominada pelo suficiente para suprir as necessidades básicas do indivíduo, tais como verba necessária para comer, morar, vestir, estudar, curar, etc.