Ele é de fundamental importância para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.
Estuários e outras regiões de terras úmidas costeiras são de grande importância para as aves marinhas tanto residentes quanto migratórias. ... Os manguezais são ambientes estuarinos especiais, caracterizados por apresentarem densa vegetação de halófitas (plantas que vivem em condições salinas), chamadas mangues.
O estuário é uma zona alagada caracterizada como um ambiente de transição, sendo o local onde o fluxo de água dos rios encontra a água salgada do mar. Em resumo, é a zona de transição entre o rio e o mar.
Restinga é uma planície formada por sedimentos quaternários Restinga é um termo utilizado para definir as diferentes formações vegetais estabelecidas sobre solos arenosos que ocorrem na região da planície costeira.
Um estuário é uma área ao longo da costa onde um rio se junta ao mar. ... Nos estuários a água do mar é diluída pela água doce, formando um ambiente salobro. A mistura de água doce e salgada torna os estuários ambientes com características físicas e químicas únicas.
A fauna dos manguezais é composta predominantemente por espécies de peixes, moluscos e crustáceo, os quais obtêm deste ambiente a subsistência. Além destes, outros animais usufruem dos nutrientes originados a partir da deposição de matéria orgânica nos mangues, como répteis e mesmo mamíferos.
A contaminação no ambiente estuarino é provocada por lançamentos pontuais ou difusos de poluentes de origem industrial, agrícola e urbana. Dentre os diversos tipos de problemas ambientais decorrentes das atividades antrópicas em regiões portuárias, um dos mais graves é a contaminação por metais pesados.
Lagos são formados por depressões naturais que armazenam constantemente elevada quantidade de água. Lago é o nome utilizado para designar uma depressão de formação natural que armazena de maneira constante uma elevada quantidade de água. ... Mar Morto, exemplo de lago de água salgada (lago residual).
Um lago é um corpo de água maior, enquanto uma lagoa pode ter alguns metros a alguns quilômetros de diâmetro.
Lagos são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. Eles podem ser formados a partir das águas da chuva, de nascentes, de rios que deságuam nessa depressão, de mares antigos e do derretimento das geleiras.
Rio é uma grande extensão de água corrente que deságua no mar ou em outro rio. Lago é a parte mais baixa de um terreno coberto de água doce ou salgada.
1. os rios que nele desembocam formam um delta. Este tipo de depósito sedimentar ocorre quando um volume de água confinado por canais encontra-se com um grande corpo de água.
O Rio: É uma corrente natural de água que flui continuamente. Possui um caudal considerável e desemboca no mar, num lago ou até em um outro rio. Rio Amazonas, o mais extenso do mundo e o maior em volume d´água. A Lagoa: É uma porção de água cercada por terra.
Riacho: Curso d'água natural, normalmente pequeno e afluente de um curso maior; ... Rio: É um curso d'água natural de grande volume de água.
Rio é uma corrente de água natural que se dirige para o mar, para um lago ou para outro rio. Córrego, riacho, regato ou ribeirão são rios mais estreitos, mais rasos ou com menor volume de água ou extensão. Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.
"igara", significa "canoa"; "pé", significa "caminho". Portanto, Igarapé significa "caminho da canoa" ou seja, um pequeno rio, um riacho por onde passa somente canoas.
Significado de Regato substantivo masculino Pequena corrente de água; ribeiro, riacho, córrego, arroio.
Significado de ribeiro Pequeno curso de água; riacho, regato, arroio.
adjetivo Algo que se imobilizou ou transformou-se em algo imóvel. Sem movimentos. [Economia] Que não possui a capacidade para ser convertido em dinheiro naquele momento.
De acordo com a legislação, no Ativo Imobilizado são considerados os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à empresa os benefícios, riscos e controle desses bens (Inciso IV do ...