Tração, ou tensão, é nome que se dá à força que é exercida sobre um corpo por meio de cordas, cabos ou fios, por exemplo. A força de tração é particularmente útil quando se deseja que uma força seja transferida para outros corpos distantes ou ainda para alterar a direção de aplicação de uma força.
A força pode ser: uma pressão, uma tensão, uma compressão ou outras. A diferença normalmente se dá em quem aplica a força ou onde está sendo aplicada. ... Esse esforço é denominado de tensão. Não confundir com tensão elétrica que é outra coisa.
A tração refere-se à maneira utilizada para se colocar o veículo em movimento: se o veículo possuir um motor de propulsão que o faça circular por seus próprios meios, dizemos que se trata de um veículo automotor (cujo conceito engloba, segundo o Anexo I do CTB, também os veículos conectados a uma linha elétrica e que ...
Nesses veículos, a tração 4x4 tem a finalidade de aumentar a estabilidade em curvas e a aderência em pisos molhados ou neve, não sendo voltados especificamente para a pratica de "off-road". Não possuem bloqueio do diferencial central, e também não são equipados com reduzida.
A tração 4×4 se resume a um par de engrenagens que, quando acionada, atua entre a saída do câmbio e os eixos cardãs, multiplicando a força que vai às rodas entre 1,5 e 2,7 vezes! A tração 4×4 pode ser acionada através de botões, alavancas ou até mesmo de forma automática, a depender do modelo do carro.
Agora, se você planeja usar um 4X2 para terrenos acidentados, a tração traseira é a escolha certa. Já os 4X4 possuem tração nas quatro rodas. É o veículo mais versátil e garante total controle e segurança, seja para o uso diário ou trilhas com terrenos irregulares.
Características de um 4×2 São veículos que possuem tração apenas em duas das suas quatro rodas e esta pode ser no eixo dianteiro ou traseiro. Veículos com apelo mais esportivo, geralmente, contam com tração traseira, o que propicia uma arrancada mais veloz e facilita a subida em ladeiras.
Dessa forma, a função só deve ser acionada quando carro adentrar em estradas de terra, na chuva e em pisos com baixa aderência. A marcha reduzida deve ser utilizada apenas em trechos de trilhas pesadas, com atoleiros e ladeiras íngremes, segundo Nelson de Almeida Filho, o instrutor de condução off-road.
As marchas reduzidas diminuem o uso freqüente dos freios, já que a compressão do motor mais o aumento de torque proporcionado pelas marchas reduzidas resultam em um poderoso freio-motor, capaz de segurar sozinho, sem os freios, o peso do veículo em uma descida mais radical.
A reduzida é uma opção a mais que a marioria dos veículos 4×4 tem para transpor obstáculos sem sobrecarregar outros sitemas, como embreagem e freios. ... A reduzida também é de extrema importância quando precisamos da ajuda do freio motor em baixa velocidade, como em caso de descida muito íngreme e/ou escorregadia.
A função 4×4 reduzida só deve ser utilizada em situações em que haja a necessidade de aumentar muito o torque. Aumentar o torque pode forçar o conjunto de motor e câmbio, levando ao desgaste prematuro e até mesmo a quebra.
Em termos literais, todo automóvel 4×4 pode ser chamado de 4WD (4-wheel drive, ou tração nas quatro rodas) e AWD (all-wheel drive, ou tração integral), sem distinção. ... Em veículos desse tipo, a força do motor geralmente é enviada por igual a todas as rodas em modo 4×4.
4X4 L: Engatar a Tração 4x4 LOW (Low = Baixa/Reduzida), significa acionar o sistema de redução da caixa de transferência para condução em baixas velocidades. Esta configuração é necessária para transpor a maioria dos obstáculos encontrados em situações fora de estrada.
Em caso de perda total ou parcial de aderência por uma das rodas no eixo de tração (dianteiro ou traseiro), o diferencial desvia toda a força da roda com aderência para alimentar a que gira em falso. ... O bloqueio do diferencial é o sistema que permite que as duas rodas tenham a mesma força ao mesmo tempo.
O que faz o diferencial quebrar Fadigas no conjunto do eixo diferencial costumam ser ocasionadas por diversas situações, como instalação errada, má operação do motorista, falta na manutenção, modificação das peças do veículo ou do trem de força, desrespeito aos limites de peso estabelecidos para seu veículo…
O diferencial Torsen consegue funcionar de forma a transmitir sempre a maior força à roda que apresenta melhor tração. Com o diferencial Torsen, quando o veículo se desloca em linha reta, com aderência uniforme, o binário motor reparte-se igual- mente pelas duas rodas (50:50).