O músculo ciliar possui uma grande importância na visão das pessoas. Isso porque é ele que controla a acomodação do olho para que possamos visualizar os objetos em várias distâncias e regula o humor aquoso que passa pelo canal de Schlemm.
Definição: Anel de tecido que se estende do esporão escleral à ora serrata da RETINA. Consiste de uma porção uveal e uma porção epitelial. O músculo ciliar localiza-se na porção uveal e os processos ciliares na porção epitelial.
Acomodação é o processo responsável pela mudança do poder refrativo do olho, garantindo que a imagem seja focalizada no plano retiniano. A acomodação resulta da mudança na forma do cristalino, através de alteração na sua curvatura e espessura central, modificando o poder dióptrico do olho.
Acomodação do cristalino é uma ação conjunta entre a capacidade de variação na geometria do cristalino e a contração ou o relaxamento realizado pelos músculos ciliares (que seguram o cristalino) com a finalidade de poder focalizar a imagem e permitir que a visualização dos objetos não fique ruim (embaçada, por exemplo) ...
Na cirurgia de catarata, após a retirada do cristalino que está opaco (lente natural do olho), é implantada uma lente artificial dentro de seus olhos. Esta lente é implantada em um suporte que a manterá na sua devida posição, o nome desse suporte é cápsula posterior.
A princípio e de forma bem simplificada, o olho humano pode ser considerado um instrumento óptico, pois é constituído por uma lente biconvexa (o cristalino), que fica situada na região anterior ao globo ocular.
O cristalino é o que podemos dizer de a lente dos olhos. É um sistema organizado localizado entre a íris e o humor vítreo dos olhos. Constituído de células também dispostas longitudinalmente, que vão perdendo as suas organelas em sua formação, enfim ficando com uma aparência transparente como conhecemos.
A intervenção é rápida e consiste na troca do cristalino do olho danificado por uma lente artificial e límpida. É possível, ainda, durante a operação de catarata, optar por ajustar o grau, evitando a utilização de óculos no pós-operatório com o implante de lentes multifocais.
Para auxiliar na recuperação do nervo óptico atrofiado é recomendado fazer alguns exercícios como: expor os olhos a diferentes tipos de luminosidade, fortalecendo a musculatura da pupila, incentivar a visão de longe e perto, tornando a lente do cristalino mais flexível ou mesmo massageando ao redor dos olhos para obter ...
O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes de contato tórica, ou seja, cilíndrica, que compensam o formato da córnea por apresentarem diferentes espessuras na sua superfície. Quanto maior o grau do astigmatismo, maior será a diferença de espessura na lente para compensá-lo.
Miopia: 3 conselhos para combatê-la e ter uma visão melhor
As lentes ficam embaçadas porque o espaço que fica entre o nariz e a máscara permite que o ar que sai das narinas e da boca suba para os óculos. Com o vapor da respiração a água se deposita no vidro.
Por que os óculos ficam embaçados no inverno? Lentes frias mais ar quente equivalem a condensação. O vapor de água no ar se transforma em líquido quando a temperatura muda e esse líquido se agarra a uma superfície - neste caso, suas lentes.
NÃO use sabonete seco! Saiba o que fazer! Na Internet tem circulado diversos vídeos ensinando alguns métodos para que os óculos não fiquem embaçados. Dentre eles, o mais popular é passar sabonete seco na lente e limpar posteriormente.