A ginástica terapêutica Lian Gong fortalece e molda o corpo, previne e trata de doenças e dores. É dividida em duas partes, cada uma com três séries de seis movimentos, totalizando 18 exercícios. “Através do movimento, o Lian Gong exercita o corpo físico através da focalização do olhar, concentra e repousa a mente.
Esse tipo de ginástica também é chamada de Ginástica Terapêutica por tratar má postura corporal e disfunções orgânicas causadas por stress. Indicado também para tratar pessoas que sofreram algum tipo de acidente (reabilitação física).
da medicina ocidental, a prática consiste em exercícios cardiorrespiratórios, alongamentos e automassagem, que tratam e previnem desequilíbrios, dores no corpo, problemas nas articulações e disfunções nos órgãos internos.
O Lian Gong em 18 Terapias (LG) é uma prática corporal chinesa que une a medicina terapêutica e a cultura física o que, na concepção dos chineses, significa o fortalecimento harmonioso do corpo. A Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) oferece essa modalidade terapêutica em 22 unidades.
Melhora a postura, a flexibilidade e auxilia no equilíbrio Os movimentos do Qi Gong promovem flexibilidade corporal, fortalecimento ósseo e muscular. Dessa forma, a prática ajuda a evitar lesões nas articulações e pode ser praticada por pessoas de diferentes faixas etárias, incluindo idosos.
Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa praticada com movimentos realizados lentamente e em silêncio, proporcionando a movimentação da energia do corpo e estimulando a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade.
A Ginástica Postural favorece a harmonia do corpo, restabelecendo o equilíbrio pleno do sistema musculoesquelético e a melhora da qualidade de vida.
O objetivo das ginásticas alternativas é trazer algum benefício ou melhoria para a saúde e bem estar, mas sem a realização de muito esforço físico, ou seja, não são tão cansativas.
Assim, esta ginástica, agindo de forma suave sobre os sistemas circulatório e articular, mobiliza o tônus muscular, suaviza os enrijecimentos e estimula a “lubrificação” das articulações.
A palavra ´´alternativa´´significa aquilo que vai alem do tradicional, essa ginática tem o conceito básica de que a percepção do movimento e do corpo está associado ao alto conhecimentodo indivíduo, sobretudo por ser o corpo portador de memória, percepção, capacidade de adaptação e consciência.
Algumas das principais modalidades de ginástica alternativa que podemos citar são:
Resposta: pode se dizer que as outras formas de ginástica trabalham mais a questão do corpo, com mais esforço. Já a ginástica alternativa, trabalha a questão corpo e mente, logo não esforça o corpo quanto as demais.
Voleibol, Futebol, Basquetebol. Yoga, Danças circulares, antiginástica. Ginastica aeróbica, Forró, Zumba.
Segundo a fisioterapeuta, a ginástica holística pode ser ministrada por profissionais com curso superior em Fisioterapia, Educação Física e profissionais de dança. A prática é feita por meio de sessões realizadas em pequenos grupos, uma ou duas vezes por semana.
Ginástica preparatória: com uma duração entre 5 e 10 minutos, é feita nas primeiras horas do dia de trabalho ou antes de começar. Consiste em aquecimento e/ou alongamento. Ginástica compensatória: é feita durante o dia de trabalho. Consiste em exercícios de descontração e relaxamento muscular.
A Ginástica Holística® é um método de trabalho corporal que atua em três níveis: o pedagógico, o preventivo e o terapêutico. Foi criado pela médica e fisioterapeuta Lily Ehrenfried (Berlim, 1896 - Paris, 1994).
Tipos de ginástica laboral
Fases da Ginástica Laboral
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.
A ginástica laboral é uma das medidas adotadas pelas empresas para auxiliar no combate à má postura corporal e ao cansaço, que tem como principal causa os esforços excessivos ou repetitivos na rotina de trabalho.
Mendes e Leite (2004), classificam a Ginástica Laboral de acordo com os horários do trabalho dividindo o expediente em três momentos: O preparatório no inicio da jornada Laboral, compensatório no meio do expediente e o relaxante no fim do expediente, ou ainda com o objetivo para a aplicação.
Implantação do Projeto. Apresentação e conscientização dos benefícios da prática regular e sistemática da atividade física....Avaliação e Diagnóstico.
A ginástica laboral é uma série de exercícios de curta duração, entre 10 e 15 minutos, que envolve técnicas de alongamento da cabeça, tronco, membros superiores e inferiores e técnicas de respiração. Durante os exercícios é trabalhado percepção corporal, reeducação de postura e compensação muscular.
A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço especifico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza.
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizado no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.
Ginástica Laboral Compensatória São exercícios físicos realizados no meio do expediente de trabalho, que agem de forma terapêutica, para relaxar os músculos que trabalham em excesso durante a jornada de trabalho através da contração dos seus antagonistas.
A calistenia começou a desenvolver-se na França no século XIX. Em 1822, Phokion Heinrich Clias começa a difundir tanto na França como na Inglaterra a calistenia. ... Clias publicou en Paris em 1828 Callisthenie ou gymnastique des jeunes filles (Calistenia ou ginastica das mulheres jovens).
Origem. Calistenia é o termo que vem do grego kallistenés, seu significado é “cheio de vigor”. ... A ginástica, semelhante à calistenia, foi estruturada no século XIX, tinha como objetivo a busca da força em conjunto com a beleza representadas nas formas e curvas do corpo.
Quem fixou o termo "calistenia" e sua prática foi o Dr. Dio Lewis, que decidiu implementar uma nova proposta para melhoria na forma física dos americanos. Então idealizou um modelo de ginástica que considerava simples e cativante, que em 1860 foi introduzido nas escolas norte-americanas com o nome de "nova ginástica".