O QUE É A EXCLUSÃO? São dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo. É considerado o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, um processo no qual o indivíduo vai se afastando da sociedade através de rupturas consecutivas com a mesma.
O primeiro passo para combater a exclusão escolar é tirar 2,8 milhões de meninos e me- ninas da invisibilidade. É preciso entender quem são eles e os motivos que os afastam das salas de aula.
Mantoan declara que a exclusão escolar se manifesta das...
Exclusão Étnica: - existente em relação a minorias étnicas, como por exemplo negros e indígenas. Exclusão Patológica: o indivíduo é excluído pela sociedade por ser portador de alguma doença (física, mental ou imunológica) ou por alguma necessidade especial.
Podemos salientar as condições financeiras, religião, cultura, sexualidade, escolhas de vida, dentre outros. Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas.
A exclusão social está presente no Brasil desde a época da colônia, em função da adoção de uma estrutura escravagista, que se reproduziu e permanece até hoje, embora com um grau menor e de maneira menos ostensiva.
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
Ampliar o acesso às novas tecnologias de informação é um ponto estratégico no rompimento das desigualdades econômicas e sociais existentes no Brasil, segundo concluiu uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal do Pará.
programas financiados pelo Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), que pretendem conectar as escolas públicas do país à internet; os Telecentros da Prefeitura de São Paulo; as redes universitárias de pesquisas; e os quiosques eletrônicos dos Correios.
Sabendo disso, é dever dos órgãos públicos e do Estado fornecer medidas que auxiliem as camadas menos favorecidas com condições de trabalho adequadas, melhores escolas, segurança e que a divisão financeira seja executada de forma menos desigual.
Na sua opinião, quais ações podem colaborar para a diminuição da exclusão. digital? Governo prover ações que façam com que todos tenham a oportunidade de ter acesso à tecnologia.
E, infelizmente, a exclusão digital no país acompanha a exclusão social. ... São os indivíduos de baixa renda, com pouca escolaridade e que habitam as localidades mais distantes dos centros urbanos que têm mais dificuldade de acesso à informação digital.
No Brasil temos muitas iniciativas, todas positivas e bem-intencionadas, que tentam combater a exclusão digital em várias esferas: o governo eletrônico, em nível federal e estadual, que disponibiliza na internet os diversos serviços públicos; programas financiados pelo Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de ...
EXCLUSÃO DIGITAL significa que a pessoa não tem conhecimento nem condições econômicas ou geográficas para ter acesso ao mundo da informática. A desigualdade digital é um conceito dos campos teóricos da comunicação, sociologia, tecnologia da informação.
Esse campo do conhecimento utiliza a estética, formas, formatos, texturas e desenhos para solucionar problemas específicos. Já o design digital está relacionado a tudo que envolve os ambientes virtuais. No entanto, engana-se quem pensa que a área está restrita a criação de logotipos.
Alguns termos definem a presente situação de exclusão digital, as expressões infoexclusão e apartheid digital, por exemplo, são definidas por alguns pensadores como a exclusão de oportunidades de acesso às novas tecnologias da comunicação e informação.
Aponte os principais fatores que têm contribuído para o aumento da exclusão digital no contexto mundial? RESPOSTA: A exclusão digital ocorre por falta de acesso, geralmente por alguns indivíduos não ter em condições financeiras para pagar uma rede.
A principal causa da exclusão e da impossibilidade de acesso às redes globais é Climático: os países do eixo Norte são mais pobres devido ao frio intenso e a impossibilidade de plantio.
No grande mercado globalizado, são considerados excluídos todos os países que não produzem tecnologia de informação regiões que não investem em microeletrônica, computação, telecomunicação, radiodifusão, optoeletrônica e engenharia genética.
A globalização deve ser compreendida como um processo muito excludente em decorrência da grande quantidade de informações que circulam por apenas um centro e rede específica de países. Isto é, podemos afirmar que os benefícios não são disponibilizados para todos.