O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.
O tipo de DR correto a ser utilizado em instalações elétricas é o Tipo AC. Detecta correntes residuais alternadas e são normalmente utilizados em instalações elétricas residenciais, comerciais e prediais. Em áreas industriais também são recomendáveis em características similares aos ambientes citados acima.
Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole. Agora você pode energizar o circuito, assim obtendo os valores da corrente elétrica que passa neste condutor, mas lembre-se sempre de emendar o corte feito e isolá-lo.
O primeiro passo é medir a tensão da bateria com o motor parado e consumidores desligados, que deve ser aproximadamente U=12,60V conforme indicado na figura e depois com o motor funcionando, que deve ser aproximadamente U=14 V,em seguida desligue o cabo negativo da bateria (Foto 1).
Conecte a ponta de prova vermelha no terminal desenho e a ponta preta no terminal “COM”; Gire a chave seletora de funções para a função ; Conecte as pontas de prova aos terminais a serem testados. Se a resistência for menor do que 30, a campainha interna do instrumento irá soar.
Como usar um multímetro digital
O que caracteriza um voltímetro é a associação em série de um resistor a esse galvanômetro, o que possibilita medir uma ddp (diferença de potencial) maior do que a tensão de fundo de escala do galvanômetro, ou seja, ocorre uma potencialização da medida de ddp do galvanômetro.
Desconecte a alimentação do circuito e descarregue todos os capacitores antes de testar resistência, continuidade, diodo, ou corrente. Antes de medir corrente, verifique o fusível do instrumento e desligue a alimentação do circuito antes de conectar o instrumento ao circuito.
Utilize os terminais, função e faixa de medida apropria- dos. Quando o instrumento estiver configurado para medir corrente, não coloque-as em paralelo com nenhum circuito. Posicione a chave rotativa em uma das faixas A~ (20mA, 200mA ou 20A). Lembre-se que para medida na faixa 20A, deve-se usar a entrada de 20A.