O Telencéfalo forma a maior porção do encéfalo. Juntamente com o Diencéfalo, constitui o Prosencéfalo durante o desenvolvimento embrionário. O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro.
O córtex cerebral é a camada mais superficial do cérebro, e compõe a maior parte da substância cinzenta do cérebro. Existe também um córtex cerebeloso, que forma a camada superficial do cerebelo (ou pequeno cérebro). O córtex cerebral tem 2-5 mm de espessura, e é responsável por cerca de 80% da massa total do cérebro.
O córtex cerebral é a fina camada de substância cinzenta que recobre o cérebro. Ele é uma das regiões mais importantes do Sistema Nervoso Central (SNC). Ele recebe impulsos de todas as vias da sensibilidade, sendo o responsável pela interpretação e resposta de todas essas informações./span>
Consiste em dois hemisférios (direito e esquerdo), cada um dividido em cinco lobos: frontal, parietal, temporal, occipital e insular.
Os lobos frontal, temporal, parietal e occipital cobrem a superfície do cérebro (ver figura Lobos do cérebro); a ínsula está oculta sob a fissura de Sylvius. O lobo límbico (sistema límbico) é uma região em forma de C na borda mais medial de cada hemisfério cerebral; abrange algumas partes dos lobos adjacentes.
Lobo frontal (localizado a partir do sulco central para a frente) - Responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção. Lobo Parietal (localizado a partir do sulco central para trás ) - Responsável pela sensação de dor, tato, gustação, temperatura, pressão.
O lobo parietal, localizado na parte superior do cérebro, é constituído por duas subdivisões - a anterior e a posterior. A zona anterior designa-se por córtex somatossensorial e tem por função possibilitar a recepção de sensações, como o tato, a dor, a temperatura do corpo.
lóbulo temporal
Definido como o principal órgão do sistema nervoso, ele é dividido em três partes: Córtex: essa é a parte externa, conhecida popularmente por massa cinzenta. Essa região é responsável pela competência de pensar e interpretar o que é enviado pelos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato)./span>
Segundo Solange Jacob, nós aprendemos por toda a vida: “ Não há idade, o processo de aprendizagem acontece quando há uma modificação da estrutura cerebral, que cria memórias de longo prazo; essas memórias são adquiridas através da atenção”. Assim, a importância da prática da ginástica cerebral se torna mais evidente./span>
Hemisférios do Cérebro Cada hemisfério controla uma série de funções, por exemplo, o hemisfério direito é que nos confere a capacidade de reconhecer rostos e objetos. Já o lado esquerdo do cérebro controla nossa capacidade de leitura e escrita, assim como nos permite identificar regras gramaticais.
Estrutura do cérebro. O Sistema Nervoso Central está composto pelo encéfalo e a medula espinhal. O encéfalo é a parte central do SNC coberta e protegida pelo crânio. A medula espinhal é um fio longo e esbranquiçado, localizado no canal vertebral e conecta o encéfalo com o resto do corpo.
Diferença entre cérebro e encéfalo
Ele possui três partes principais:
Geralmente, os neuroanatomistas dividem o cérebro em seis regiões principais: o telencéfalo (hemisférios cerebrais), o diencéfalo (tálamo e hipotálamo), mesencéfalo, cerebelo, ponte e medula. Cada área destas, por sua vez, possui uma estrutura interna complexa.
Além desses, há outros órgãos fundamentais para a manutenção do corpo humano, a pele é um deles, você sabia que a pele é o maior órgão do nosso corpo? SIM, isso mesmo. Ela tem uma função muito importante, a de revestir o corpo inteiro, e proteger o organismo de agentes invasores.
Resposta. Nenhum e mais importante do que o outro pois o celebro regula e mantem os batimentos cardiacos eo coração leva o oxigênio e a circulação sanguinea ao celebro ./span>
Resposta
Pergunte-se a um grupo de médicos qual o órgão mais importante do corpo humano e certamente assistiremos a diálogos intermináveis e inconclusos. O fígado é o filtro, o coração é a bomba, o cérebro toma decisões, cada um com sua fatal indispensabilidade./span>
O coração é o órgão principal no sistema circulatório, a estrutura é principal responsável para entregar a circulação sanguínea e o transporte dos nutrientes em todas as partes do corpo./span>
Atualmente a relação cérebro-coração já é demonstrada através de estudos que comprovam o comprometimento da função cerebral concomitante à cardiopatia. Acidente cerebrovascular e ataque isquêmico transitório são frequentemente causados por arritmia cardíaca e/ou infarto cardíaco congestivo.
Morte cerebral: o coração bate, mas já não há mais vida A morte encefálica é caracterizada pela interrupção definitiva das funções do cérebro. O coração bate sim, mas porque há aparelhos ligados justamente para que isso ocorra./span>