3- Alterações qualitativas da sensopercepção Ilusões: é a percepção falseada ou deformada de um objeto real, cujas causas são: debilitação da atenção ou exaltação emocional (ilusão catatímica);
Obnubilação ou turvação é o rebaixamento do estado de consciência de leve a grave. O paciente se demonstra mais sonolento, talvez até perplexo, com lentidão na fala e aparente dificuldade de organização dos estímulos sensórios.
substantivo feminino Ação ou efeito de obnubilar, de ser alvo de perturbação da consciência que se caracteriza pela ofuscação das vistas.
As variações de padrões de vivências, comportamentos, emoções e estados mentais não representam necessariamente um transtorno mental. Existem aspectos e fenômenos encontrados em todos os seres humanos, portadores ou não de doença mental.
Já que a construção de um percepto é um processo intrinsecamente ambíguo, discrepâncias perceptivas podem surgir a partir de condições idênticas de estimulação. Essas discrepâncias são denominadas ilusões, e se originam dos mesmos mecanismos fisiológicos que produzem a nossa percepção cotidiana.
Significado de Ilusão substantivo feminino Falta de percepção ou de entendimento que prejudica os sentidos; compreensão errada da mente. Confusão que faz com que alguém não consiga distinguir a aparência da realidade. Confusão entre aquilo que não existe (falso) e o que existe realmente (verdadeiro); devaneio ou sonho.
“O fenômeno descrito como ilusão se caracteriza pela percepção deformada, alterada, de um objeto real e presente. Na ilusão, há sempre um objeto externo real, gerador do processo de sensopercepção, mas tal percepção é deformada, adulterada, por fatores patológicos diversos”.
Segundo a psiquiatra Erika Mendonça, delírios são crenças exageradas, irrefutáveis. O paciente tem certeza de algo, mesmo sem nenhuma evidência real disso. Já as alucinações são percepções de coisas que não estão lá, sejam elas imagens e/ou sons, mas que o paciente acredita com convicção de que são reais.
Assim, quando os fotogramas de um filme de cinema são projectados na tela, o olho misturaria os fotogramas anteriores com os seguintes, provocando a ilusão de movimento: um objecto colocado à esquerda num fotograma, aparecendo à direita no fotograma seguinte, cria a ilusão de que o objecto se desloca da esquerda para a ...
A ilusão de movimento, utilizada no cinema, televisão e em diversas formas de animação baseia-se na velocidade de processamento do estímulo visual (fenômeno conhecido como "persistência da retina). ... Grande parte dos números de mágica baseiam-se na exploração das ilusões visuais.
É muito importante entender isso: a ilusão de movimento acontece a partir de imagens FIXAS. De alguma forma, as imagens precisam ser estabilizadas diante de nossos olhos por um tempo mínimo suficiente para que as registremos.
Na ilusão de ótica, a visão humana é enganada, fazendo com que a pessoa enxergue um objeto que não está presente, tendo, assim, uma falsa visão. ... A imagem de um objeto, transmitida pela visão ao cérebro, é decodificada e interpretada.
Ilusão de óptica são imagens que enganam a visão humana, fazendo com que o ser humano veja coisas que não estão presentes ou fazendo ver coisas de forma errada. Normalmente elas são figuras que podem ter várias interpretações, podem surgir naturalmente ou até serem criadas.
A ilusão de ótica engana o nosso sistema visual, gerando imagens que não correspondem à realidade. É possível ver coisas que não estão presentes ou ver de modo diferente do real. As ilusões podem ser de dois tipos: Cognitivas ou Fisiológicas. ...
O triângulo impossível de Penrose A ilusão brinca com a interpretação do olho de imagens bidimensionais como objetos tridimensionais. Nossos olhos e cérebro são enganados porque eles assumem que todos os cantos do triângulo estão à mesma distância de nós, e isso nos leva a perceber um objeto tridimensional impossível.
Resumindo: a palavra óptica só pode ser usada para os fenômenos da visão e ótica pode ser sinônimo de óptica ou relativo ao ouvido.
Comerciante de artigos de óptica é o profissional que vende armações para óculos, lentes de contato, lentes para óculos, óculos de sol, etc.
Óptica refere-se as propriedades da luz – radiações luminosas –, aquelas mesmo que você vê iluminando o núcleo da fibra óptica da Copel Telecom. Ótica refere-se ao ouvido. ... Saiba mais sobre a internet por fibra óptica da Copel Telecom.
Ilusões enganam nossa percepção sobre algo que realmente existe, então o que vemos não corresponde a realidade física. ... Além disso, algumas ilusões nos mostram uma coisa em uma imagem, enquanto alguém vê algo totalmente diferente na mesma imagem.
Resposta. O termo Ilusão de óptica ou Ilusão de ótica aplica-se a todas ilusões que "enganam/' o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo erróneo.
Para fotografar utilizando o sol, por exemplo, prefira horários nos quais ele não está tão alto, como o nascente e o poente. Você pode brincar bastante, também, com as nuvens. Elas podem se transformar em vapor, fumaça, algodão doce, travesseiro e o que mais a sua imaginação conseguir criar!১২ আগস্ট, ২০১১