Os metais alcalinos são componentes químicos integrantes da tabela periódica dos elementos, que fazem parte da família 1A, tendo, entre eles, características semelhantes. Esse grupo é formado por seis elementos: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).
Os elementos que recebem o nome de metais alcalinoterrosos são aqueles que pertencem à família 2 ou IIA, da Tabela Periódica. Tal grupo compreende os seguintes elementos químicos: Be (Berílio), Mg (Magnésio), Ca (Cálcio), Sr (Estrôncio), Ba (Bário) e Rádio (Ra).
Reatividade. Todos os metais alcalinos são extremamente reativos quando expostos ao oxigênio ou à água, assim como a qualquer ânion. Uma vez que as energias de ionização dos mesmos são as mais baixas da tabela, a perda do último elétron da camada se faz sem o desprendimento de muita energia.
Os elementos que pertencem à família dos metais alcalinos são aqueles que pertencem à coluna 1 ou IA. Respectivamente, na ordem da Tabela, eles são: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Ce) e Frâncio (Fr).
O hidrogênio, que possui um único elétron, está situado no mesmo grupo dos metais alcalinos, porém a energia para retirar o eletrón do hidrogênio é muito maior que de qualquer outro elemento dessa família.
Propriedades Químicas dos Metais Alcalinos Os metais alcalinos são, geralmente, encontrados como cátions de carga unitária, como o Na+, uma vez que possuem baixas energias de primeira ionização. A maior parte deles formam compostos iônicos. ... A reação do lítio com a água é a mais fraca dentre os metais alcalinos.
Os metais alcalinos são elementos químicos presentes no primeiro grupo da tabela periódica, chamado de família 1A. Recebem esse nome pois eles reagem facilmente com a água, formando substâncias alcalinas, como os hidróxidos. Os metais alcalinos mais abundantes no planeta são o sódio (Na) e o potássio (K).
apresentam raio atômico menor do que os metais alcalinos (IA), ou seja, seus átomos são menores; apresentam energia de ionização maior do que os metais alcalinos; possuem pontos de fusão e ebulição maiores do que os metais alcalinos; ... são menos reativos do que os metais alcalinos.
Por que os metais do grupo 1 são moles, têm baixo ponto de fusão e baixa densidade? Para que os átomos ou íons do sólido se mantenham unidos é necessário que exista uma energia de coesão. ... Os metais alcalinos possuem baixa densidade porque seus átomos são grandes.
Os metais alcalinos são elementos químicos do grupo 1 da tabela periódica com propriedades similares. O grupo é formado pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).
Número atômico representa o número de prótons do elemento, que aumenta de cima para baixo e da esquerda para a direita. Portanto o metal alcalino de maior raio atômico é o frâncio (Fr). E o halogênio de menor número atômico é o flúor (F).
Os metais alcalinos reagem com a água, formando hidróxidos e libertando-se hidrogénio. São reações exotérmicas, isto é, libertam energia. ... Uma vez que a reatividade aumenta ao longo do grupo, a velocidade das reações destes metais com a água também aumenta ao longo do grupo, assim como a quantidade de energia libertada.
Os metais que reagem com água são os alcalinos, alcalinoterrosos, magnésio, zinco e ferro, e os que reagem com as bases são zinco, estanho, chumbo e alumínio.
Potássio Básico Também devido à sua elevada capacidade redutora decompõe a água, formando hidrogénio; esta reacção é tão exotérmica que é normal que o potássio, e o próprio hidrogénio produzido na reacção, ardam durante a reacção do potássio com a água.
Propriedades Químicas Isso indica que o berílio é menos eletropositivo (menos metálico) que os outros elementos do grupo, e não reage com a água.
O berílio é um elemento bem leve que possui ponto de fusão relativamente alto (aproximadamente (1 278 ± 5) ºC) e, por isso, ele é usado na produção de giroscópios e guias inerciais de mísseis e foguetes. Mas a sua principal aplicação é na fabricação de ligas de cobre-berílio, que são usadas em reatores nucleares.
Significado de Berílio substantivo masculino Metal, de número atômico 4, de massa atômica 9,0122 (símb.: Be), leve, cinzento, extraído do berilo. (Sin.: glucínio.).
Metal
Pode ser encontrado em cerca de 30 minerais diferentes, sendo as principais fontes o berilo, bertrandita, crisoberilo e fenaquita. Atualmente, a maior parte do metal é obtido mediante a redução do fluoreto de berílio com magnésio ou pela eletrólise do tetrafluoreto de berílio.
O berilo puro é incolor, mas é matizado frequentemente por impurezas; as cores possíveis são verde, azul, amarelo, vermelho, e branco. O seu nome tem origem no grego beryllos (bela cor azul-esverdeada da água do mar).
4
1798
2,2
4
1798
2
6
A Camada de Valência é a última camada de distribuição eletrônica de um átomo. Por ser a camada mais externa, também é a que fica mais distante do núcleo atômico. De acordo com a Regra do Octeto, a camada de valência precisa de oito elétrons para se estabilizar.
Lista
78,96 u