Os verbos apresentam flexão em voz. As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação. Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva.
As vozes verbais dizem respeito à relação que se estabelece entre o sujeito do enunciado e o verbo ao qual está ligado. Essa relação ajuda a definir não só o significado do enunciado, mas também o foco e a entonação, como perceberemos a seguir.
Reflexiva: Forma verbal na qual o sujeito é agente e paciente ao mesmo tempo, ou seja, pratica e sofre a ação, sozinho ou com outro indivíduo. Observe os exemplos da voz reflexiva: Os dois namorados beijaram-se longamente. A vítima machucou-se gravemente no acidente de carro.
(TRT) É exemplo de construção na voz passiva o segmento destacado na seguinte frase: a) Ainda ontem fui tomado de risos ao ler um trechinho de crônica. b) A Solange toma especial cuidado com a escolha dos vocábulos. c) Glorinha e sua filha não partilham do mesmo gosto pelo requinte verbal.
Gramática
Questão 2 – Pode-se afirmar que a voz ativa ocorre quando: ( ) o sujeito é agente da ação indicada pelo verbo.
Para formar a voz passiva em inglês, o objeto da voz ativa passa a ser o sujeito da voz passiva, e o sujeito da voz ativa passa a ser o agente da voz passiva.
A voz ativa e a voz passiva em inglês: os princípios básicos Da mesma forma como em português, usamos o auxiliar to be + o particípio passado do verbo principal para formar uma frase na voz passiva. “O gato” é o sujeito da frase na voz ativa, e vem antes do verbo.
Voz passiva é uma construção sintática em que um objeto direto passa a ocupar a posição de sujeito, ou seja, é a maneira de como o verbo se expressa em relação ao sujeito, que no caso da passiva, ele sofre a ação. Abaixo, alguns exemplos: Os filhotes foram descobertos pelo jardineiro.
A voz passiva pode ser formada por dois processos: analítico e sintético. Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo: A escola será pintada.
A voz passiva é formada pelo verbo to be + verbo principal no particípio passado. No entanto, só podemos formar a voz passiva com verbos transitivos, ou seja, que são acompanhados por um objeto, uma vez que o objeto da oração na voz ativa ocupará a posição de sujeito na voz passiva.
A voz ativa é a que utilizamos mais regularmente, com esta estrutura de frase: Sujeito + verbo + objeto. Já a estrutura da voz passiva é esta: Objeto + verbo to be (no mesmo tempo do verbo principal) + verbo principal em past participle + preposição by + sujeito.