As megacidades são aquelas cidades com a população acima de 10 milhões de habitantes. Enquanto as megalópoles são onde se iniciam grandes aglomerações urbanas, tendo como foco principal a dispersão e a concentração, no fluxo de pessoas e mercadorias.
Um exemplo de megalópole é o eixo Rio-São Paulo. ... Já megacidade, diferentemente de megalópole, não é um termo econômico nem urbano, mas demográfico. Esse conceito foi criado pela ONU para designar todas as cidades do mundo que possuem uma população superior a 10 milhões de habitantes.
1)Megacidade é o termo utilizado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões de habitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização. Cidades globais são cidades que possuem um razoável grau de influência em nível mundial.
A megalópole é uma aglomeração urbana grande formada pela junção de duas ou mais metrópoles. Já as metrópoles são as grandes cidades de um país, que atuam como centro de referência na malha urbana. Uma cidade global é uma cidade em que se tomam importantes decisões que afetaram o mundo como um todo.
Atualmente, encontra-se em curso no Brasil o processo de desmetropolização, que é a diminuição do crescimento das metrópoles em benefício das cidades menores, sobretudo as cidades médias.
Desmetropolização. É um fenômeno recente, que visa o povoamento de uma cidade de menor porte para que os centros urbanos saturados venham a se desinchar com a quantidade de pessoas. Ou seja, consiste na fuga de grandes empresas para cidades não tão povoadas.
A desmetropolização é um fenômeno recente. Consiste no crescimento superior das pequenas e médias cidades em relação as metrópoles. Um exemplo é a cidade de Campos, no Rio de Janeiro, visto que é uma pequena cidade que cresce bastante devido a vasta extração de petróleo na região.
Metropolização é o processo de crescimento urbano de uma cidade e sua constituição como centralidade de uma região metropolitana, isto é, de uma área composta por vários municípios que congregam a mesma dinâmica espaço-territorial.