Sistema Único de Saúde Estado de Santa Catarina, 2015. São chamados de sedativos os fármacos capazes de deprimir a atividade do sistema nervoso central, como os ataráxicos (tranquilizantes menores) e outros. São chamados de hipnóticos os sedativos que produzem sonolência e facilitam iniciar o sono.
Os hipnóticos têm como objetivo aliviar os sintomas da insônia aguda e melhorar o desempenho diurno e prevenir que se cronifique44. O uso deve ser por período limitado de 3 dias até 4 semanas.
A atuação dos medicamentos ansiolíticos em nosso organismo Esses medicamentos atuam na neurotransmissão no Sistema Nervoso Central (SNC), que é o sistema de sinais químicos que o cérebro utiliza para regular suas próprias funções. Os ansiolíticos potencializam a ação o neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico).
Os ansiolíticos benzodiazepínicos quando utilizados por alguns meses podem levar às pessoas a um estado de dependência. Como conseqüência, sem a droga o dependente passa a sentir muita irritabilidade, insônia excessiva, sudoração, dor pelo corpo todo podendo, nos casos extremos, apresentar convulsões.