A produção de etanol é feita a partir da cana-de-açúcar e obedece aos seguintes procedimentos: 1. Moagem da cana: A cana passa por um processador, nessa etapa obtém-se o caldo de cana, também conhecido como garapa que contém um alto teor de sacarose, cuja fórmula é: C12H22O11. 2.
O modo como é produzido o Etanol pode ser realizado de diferentes formas, sendo a mais comum e conhecida: a fermentação de açúcares. Eles, por exemplo sacarose, glucose e frutose, são encontrados em vegetais como milho, beterraba e cana-de-açúcar – essa, a principal matéria-prima do etanol no Brasil.
Entre os grupos, a Raízen Energia foi o que mais produziu no período, com 2,53 bilhões de litros. Enquanto isso, a usina com a maior produção foi a Lucas do Rio Verde, da FS Bioenergia, com 520,30 milhões de litros. A unidade ainda se destaca por operar apenas com o processamento de milho.
O etanol é muito importante para o Brasil pois , primeiramente , o Brasil é um grande produtor de cana de açúcar , o que é tido como uma matéria prima na produção de etanol . Esse fato faz com que , o Brasil tenha um enorme potencial na produção de cana de açúcar e assim , crescer economicamente com este fato .
Alguns anos mais tarde, o etanol no Brasil começou a ganhar força novamente por meio da combinação de uma série de fatores:
Os 10 países que mais produzem biocombustíveis!
As duas fontes mais comuns de etanol são a cana-de-açúcar e o milho. O Brasil lidera a produção a partir da cana e Estados Unidos, do milho.
Já uma tonela de milho pode produzir até 407 litros de etanol. A diferença é que o amido de milho precisa ser transformado quimicamente em açúcar, o que dá mais trabalho. Por isso, o processo de fermentação pode levar até 70 horas.
Com as duas inaugurações nos últimos seis meses, o Brasil passa a ter 16 usinas de etanol de milho em funcionamento. Está previsto o início das atividades de outras duas unidades nos meses de novembro deste ano e em março de 2021, que devem acrescentar 400 milhões de litros anuais à capacidade de produção.
Já o teor alcoólico do etanol hidratado estipulado pelo ANP precisa ser entre 95,1 e 96 º GL, (unidade de medida equivalente à porcentagem de álcool na mistura). Em relação à massa alcoólica, ela precisa ter entre 92,5 e 93,8% da massa total do etanol hidratado.
saber a porcentagem de etanol contido na gasolina, use a seguinte fórmula:
Modo de preparação: Colocar, dentro de um recipiente, 1 frasco de 250 ml de álcool etílico a 96%-98% e adicionar 10 colheres de sopa de água destilada (aproximadamente 100 ml); Misturar bem.
25%
O grau GL corresponde a graus Gay-Lussac, que indicam a quantidade a um litro de álcool puro (etanol) presente em cada 100 partes da solução. Por exemplo, nesse caso de 96°GL significa que em cada 100 mL, temos 96 mL de álcool e 4 mL de água.