O Endoplasma → é a parte mais interna do citoplasma. Apresenta consistência fluídica (sol). O Ectoplasma → é a parte mais externa do citoplasma, apresenta consistência gelatinosa (gel).
Os lisossomos são organelas citoplasmáticas membranosas presentes em praticamente todas as células eucariontes. Em seu interior existem enzimas que realizam normalmente a digestão intracelular, porém extracelular em casos excepcionais.
As mitocôndrias são organelas celulares encontradas exclusivamente nas células eucariontes. É nelas que ocorre a respiração celular, um processo em que moléculas orgânicas são utilizadas na fabricação de adenosina trifosfato (ATP), que é a principal fonte de energia das células.
Listadas abaixo estão quatro maneiras de estimular naturalmente suas mitocôndrias.
O tratamento para a doença mitocondrial tem como objetivo promover o bem-estar da pessoa e retardar a progressão da doença, podendo ser recomendado pelo médico o uso de vitaminas, hidratação e alimentação equilibrada.
Quando as mitocôndrias não estão funcionando adequadamente, as células e os tecidos do corpo ficam sem energia. Isso fará com que o corpo dependa do metabolismo anaeróbico, resultando em fadiga, dor muscular, baixa concentração, disfunção gastrointestinal, dores de cabeça e má recuperação do exercício.
Os exemplo típicos são a síndrome de Kearns-Sayre (SKS), a oftalmoplegia externa crônica progressiva (OECP) e a síndrome de Pearson. Oftalmoplegia, ptose e miopatia com fibras ra- jadas de vermelho (ragged-red fiber RRF) repre- sentam a tríade clínica que é altamente sugestiva de mutações do DNA mitocondrial (DNAmt).
A apresentação clínica das mitocondriopatias é muito diversa e pode se manifestar simplesmente como uma intolerância ao exercício e até como doenças multissistêmicas (Tabela 1)....Tabela 1: Principais manifestações clínicas das mitocondriopatias.