O timbre é o resultado da posição da língua na cavidade bucal no momento da emissão dos sons: com a língua na posição baixa, produz-se as vogais de timbre aberto: [a, é, ó]; com a elevação da língua, produz-se as vogais de timbre fechados: [ê, ô, i, u]; nas reduzidas, o timbre quase se anula.
Quando juntamos duas ou mais vogais em uma palavra, temos um encontro vocálico. ... DITONGO: quando dois sons vocálicos (vogais) estão juntas na mesma sílaba. Ex: PEIXE.
Ditongo oral ou nasal Ditongo oral é quando há, em uma mesma sílaba, a junção de duas vogais orais, como na palavra caixa, por exemplo, em que há a junção de a e i na primeira sílaba. Ditongo nasal, por sua vez, é quando há a junção, na mesma sílaba, de duas vogais nasais, ou de uma vogal nasal e uma oral.
Ditongo aberto e fechado Somente os ditongos orais podem ser considerados abertos, pois ele ocorre quando uma vogal de timbre aberto se junta a uma semivogal (ou vice-versa). Os ditongos fechados, por sua vez, podem ocorrer tanto em ditongos nasais quanto em ditongos orais com timbres fechados.
Um ditongo é classificado de ditongo aberto quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre aberto, como herói. É classificado de ditongo fechado quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre fechado, como foice.
1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.
1. Oxítonas. As palavras oxítonas que terminam em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens, ou em ditongos abertos, como -éi(s), -éu(s) e -ói(s) devem receber acento.
Qual é a regra de acentuação para as seguintes palavras: "farmácia", "fotógrafo", "trânsito", "estético"? Todas as palavras são terminadas em vogais, por isso devem ser acentuadas. Todas as palavras são proparoxítonas.
Os ditongos eu, ei, oi somente receberão acento quando forem abertos, seguidos ou não de s, em palavras oxítonas ou em monossílabos tônicos. Se forem fechados, não se acentuam.
Veja abaixo outras paroxítonas com acento no “i” ou “u” depois de ditongo que perderam seus acentos:
Quando aparecem duas vogais na mesma sílaba, na realidade não são duas vogais, mas uma vogal e uma semivogal.
Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh". Razão: -i ou -u não estão sozinhos nem acompanhados de -s na sílaba.
Hiato é o encontro de duas vogais numa palavra, cada uma pertencendo a uma sílaba diferente, por exemplo: saúde (sa-ú-de), moeda (mo-e-da), saída (sa-í-da), coelho (co-e-lho).
São acentuados os monossílabos tônicos terminados em A, E, O, (primeira regra) e também em ditongos abertos (segunda regra): ÉU, ÉI, ÓI (seguidos ou não de S, pois o plural não afeta a regra).
O encontro vocálico entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes é chamado de hiato.
O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.
Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas vocálicos da Língua Portuguesa e são classificados em hiato, ditongo e tritongo. Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais em uma mesma sílaba ou sílabas diferentes.
Um tritongo é um encontro vocálico, ou seja, uma sequência de sons vocálicos....Na divisão silábica, os tritongos nunca se separam, permanecendo na mesma sílaba:
Há três tipos de encontros vocálicos: ditongo, hiato e tritongo.
A presença na mesma sílaba de dois sons vocálicos (vogal e semivogal) constitui o encontro vocálico, que é classificado em ditongo, tritongo e hiato. A palavra é composta basicamente por fonemas e letras. Estas, por sua vez, são classificadas em vogais, semivogais e consoantes.
Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! ... Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs.
Os encontros vocálicos são o encontro de vogais ou semivogais, sem consoantes entre elas. Exemplos: mãe, poeta, piada. Os encontros vocálicos são classificados em ditongo, tritongo e hiato.
1 — O encontro vocálico faz-se em ditongo crescente. Caso das sequências postónicas, como em gasóleo, história, etc. (falsas esdrúxulas). Estes ditongos, em fala lenta, não são estáveis (deixam de o ser, pois há duas emissões de voz) e podem separar-se na translineação: ga-só-le-o, his-tó-ri-a.
Mui - tas -> Isso configura um Ditongo. Muito é um advérbio de intensidade. Espero ter lhe ajudado.
Normas para a divisão silábica: Não se separam os ditongos e tritongos: Como ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba, e tritongo, o encontro de uma vogal com duas semivogais também na mesma sílaba, é evidente que eles não se separam silabicamente.
Resposta. Resposta:Os grupos consonantais [pt] que iniciam palavras não são separáveis. ... ... Há encontro consonantal imperfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se separam, ficando em sílabas diferentes.