5 – Quais as consequências da Operação Condor? Segundo os arquivos do terror, descobertos pelo advogado Martín Almada no Paraguai em 1992, a Operação Condor deixou um saldo de 50 mil mortos, cerca de 30 mil desaparecidos e 400 mil presos políticos.
A responsabilização não é só dos regimes militares da região, mas da influência, apoio financeiro e logístico dos Estados Unidos.
A operação condor surgiu no contexto da guerra fria e tinha como principal objetivo implantar ditaduras na América latina como forma de manter o poder ideológico americano nesses locais. ... Assim, tivemos ditaduras no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai dentre outros que duraram até meados da década de 80.
DINA
Explicação: A Operação Condor foi fruto de um contexto conturbado da história da América Latina. A sucessão de golpes militares que houve a partir da década de 1960, como aquele ocorrido no Brasil, na passagem de março para abril de 1964, estava ligada à atmosfera de tensão ideológica típica da época da Guerra Fria.
Entre as medidas mais importantes, destacam-se: suspensão dos direitos políticos dos cidadãos; cassação de mandatos parlamentares; eleições indiretas para governadores; dissolução de todos os partidos políticos e criação de duas novas agremiações políticas: a Aliança Renovadora Nacional (Arena), que reuniu os ...
A Operação Condor, formalizada em reunião secreta realizada em Santiago do Chile no final de outubro de 1975, é o nome que foi dado à aliança entre as ditaduras instaladas nos países do Cone Sul na década de 1970 — Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai — para a realização de atividades coordenadas, de ...
Considerando ditaduras monárquicas, foi o Rei Sobhuza II, da Suazilândia, que reinou por 82 anos e 254 dias.