As duas são governadas por bispos, ou seja, são episcopais em sua forma de governo. Porém no Catolicismo a autoridade episcopal é centralizada na figura do Papa, já no Anglicanismo é descentralizada devido à autonomia das Províncias. Na Igreja Romana há um líder máximo com autoridade absoluta, que é o Papa.
Deus nos escolheu em Cristo "antes da fundação do mundo" (Ef. 1:4). Deus "nos salvou", disse Paulo, "e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos" (2 Tm. 1:9).
O anglicanismo resultou da combinação de ideias católicas, luteranas e calvinistas. Em síntese, estabelecia os seguintes princípios: Extinção do culto aos santos. A Bíblia é a única fonte de fé.
Anglicanismo é a designação de uma tradição dentro do Cristianismo que inclui a Igreja da Inglaterra e outras igrejas historicamente ligadas àquela ou que têm crenças, práticas e estruturas semelhantes. A grande maioria dos anglicanos é membro de igrejas que fazem parte da Comunhão Anglicana internacional. ...
Confira como surgiram o Anglicanismo e o Calvinismo. São dois movimentos religiosos cristãos de ruptura com a Igreja Católica, e que ocorreram após a Reforma Protestante de Martinho Lutero. Caem no Enem e no vestibular!
O Calvinismo é um movimento protestante conduzido no século XVI por João Calvino, um estudioso francês que ao se converter ao Protestantismo em 1533, propaga a sua crença teológica dando continuidade à Reforma Protestante então iniciada em 1517 por Martinho Lutero .
Anglicanismo é uma doutrina protestante, vertente do Cristianismo, propulsionada pelo rei Henrique VIII, que surgiu na Inglaterra em 1534.
As críticas à política da rainha Isabel I partiram de grupos calvinistas ingleses, que foram denominados puritanos porque pretendiam purificar a Igreja Anglicana, retirando-lhe os resíduos do catolicismo, de modo a tornar sua liturgia mais próxima do calvinismo.
O puritanismo propunha uma reforma completa na igreja e se iniciou durante o reinado de Elisabete I (1558), sendo uma versão militante da fé reformada ou protestante que durou até o século 17. A teologia puritana era de origem calvinista, com base na reforma suíça de Zwínglio, Bulinger, Bucer e Calvino.
Significado de Puritano substantivo masculino Indivíduo que era ou é seguidor do credo presbiteriano rigorista, caracterizado por possuir um apego extremo às Escrituras (texto bíblico). Aquele que possui um rigor moral excessivo.
Explicação: Os puritanos eram membros de um movimento religioso conhecido como puritanismo que surgiu dentro da Igreja da Inglaterra no final do século XVI. Eles acreditavam que a Igreja da Inglaterra era muito semelhante à Igreja Católica Romana e deveria eliminar cerimônias e práticas não enraizadas na Bíblia.