Definição - segundo a DIN 8580, aplica-se a todos os processos de fabricação onde ocorre a remoção de material sob a forma de cavaco. Usinagem - operação que confere à peça: forma, dimensões ou acabamento superficial, ou ainda uma combinação destes, atravéz da remoção de material sob a forma de cavaco.
Usinagem é o ato, processo ou efeito de usinar, ou seja, um procedimento que tem o objetivo de dar forma a uma matéria-prima, através de ferramentas ou máquinas. ... Dentro do campo da mecânica, a usinagem também é utilizada como alternativa para reparações e remates de acessórios metálicos ou de outros materiais.
O que são as peças usinadas? As peças usinadas nada mais são do que matérias-prima que passaram por um processo de modificação, visando ganhar uma nova forma ou tamanho específico. Esse processo é uma alternativa que vem sendo usada no lugar de outros procedimentos, como moldagem e fundição.
Os métodos de usinagem não-convencionais são classificados de acordo com o número de ações de usinagem que causam a remoção do material da peça. Nesses processos, apenas um tipo de ação de usinagem é usado na remoção de material.
De um modo geral, as principais operações de usinagem podem ser classificadas em:
Na usinagem, as velocidades de remoção de material exigidas são muito maiores que as necessárias no processo de polimento. Este problema é contorna- do trabalhando-se com densidades elevadas do eletrólito, sob baixas tensões e mantendo-se reduzida a distância (GAP) entre os eletrodos.
Materiais que podem ser usinados De maneira geral, processos de usinagem são diretamente relacionados com materiais metálicos como ferro, aço e ligas especiais. Tais processos podem ser aplicados a partir de um bloco metálico que ganha forma específica pela própria usinagem.
1) Quais são os fatores que determinam a seleção do material da ferramenta? R.: Material a ser usinado, processo de usinagem condição da máquina operatriz, forma e dimensões da ferramenta, custo do material da ferramenta, condições de usinagem e condições da operação.
A dureza a quente é propriedade que os aços podem apresentar de reter alta dureza a temperaturas elevadas (da ordem de 600 graus C para os aços rápidos).
Quais são os fatores a serem ponderados na escolha de um material para ferramenta de corte? Material da peça, dureza e tipo do cavaco Tipo de processo de usinagem Forma e dimensões da ferramenta de corte Condições do maquinário Parâmetros exigidos no processo de usinagem Custo do material da ferramenta 3.
1.
Nesta seção, discute-se sobre materiais utilizados na confecção de ferramentas de corte, suas características e indicações....Materiais Empregados
Existem dois métodos para revestimentos de ferramentas: a) O método por deposição química: Existem dois principais, o CVD (Chemical Vapour Deposition) e o MT-CVD (Medium Temperature Chemical Vapour Deposition)....Aplicação para materiais usinados:
As ferramentas de corte utilizadas em processo de usinagem industrial são utilizadas para cortar materiais metálicos e não metálicos.
Sua principal característica, como o nome sugere, é a dureza elevada: o metal duro é duas vezes mais duro do que o aço, o que permite que peças de corte feitas de metal duro consigam cortar o aço em processos de usinagem.. ... O metal duro é utilizado em diversos tipos de ferramentas, desde serras até tornos e limas.
Metal duro é um compósito, que normalmente é de carbeto de tungstênio, produzido por metalurgia do pó. Esse material é obtido pela prensagem e sinterização de uma mistura de pós de carboneto e outros materiais de menor ponto de fusão, chamados ligantes (cobalto, níquel, titânio, cromo ou uma combinação deles).
O metal duro é o material que possui todas as propriedades necessárias para ferramenta de corte, incluindo dureza e resistência. O metal duro é feito com carboneto de tungstênio em pó (WC), mistura de cobalto (Co) em pó como um elemento de liga e sinterizando a mistura. Pode ser comparado ao concreto.