O nome das cordas soltas do contrabaixo, começando pela primeira corda, contando de baixo para cima são: 1º corda – sol, 2º corda – ré, 3º corda – lá, 4º corda – mi. As notas indicadas são C = dó, D = ré, E = mi, F = fá , G = sol, A = lá.
O que você deve fazer aqui é encontrar uma ou duas notas Dó em cada corda, no braço todo. Depois que achar toque falando e memorize somente ela. Quando terminar de decorar todos os Dós pelo braço vá para a nota Ré e assim por diante, até ter decorado todas as notas naturais pelo braço inteiro.
AFINAÇÃO DE BAIXO DE 6 CORDAS Baixos de 6 cordas podem contar com uma corda mais grave e uma corda mais aguda, ficando B, E, A, D, G, C.
O baixo standard de 4 cordas é o modelo ideal para começar, mesmo se você quiser ir para um estilo rock ou metal. ... A saber que um baixo para metal e rock um baixo de 5 ou 6 cordas é uma escolha mais apropriada já que esse modelo emite um som mais grave!
Como afinar o violão: aprenda as notas e os nomes das cordas
Como afinar violão – apertando as cordas + tarrachas Para afinar a corda você vai utilizar um mecanismo aí no seu violão. São as tarrachas, é com elas que você aperta ou afrouxa as cordas. Confira antes para qual lado que você gira as cordas e elas ficam mais agudas (o som ”sobe”) ou mais graves ( o som ”desce”).
Quando falamos de guitarra e violão, a afinação mais comum das cordas é E – A – D – G – B – E. Esse padrão surgiu no século XVIII, quando os primeiros instrumentos de 6 cordas foram inventados.
1ª corda: é a mais aguda das cordas e recebe o nome de MI (E). 2ª corda: recebe o nome de SI (B). 3ª corda: recebe o nome de SOL (G). 4ª corda: recebe o nome de RÉ (D).
Em se tratando de guitarra e violão, a afinação mais comum das cordas é E-A-D-G-B-E. Segundo estudiosos, a afinação Standard surgiu há mais de 500 anos, com a chittarra italiana, instrumento de 5 cordas, que tinha a afinação A-D-G-B-E.