A cultura de Pernambuco é uma das culturas mais ativas, ricas e diversificadas do Brasil. Sua base é luso-brasileira, com influências africana, indígena, judaica e holandesa. Trata-se de uma cultura bastante particular e típica, mas extremamente variada, constituindo um dos pilares da cultura brasileira.
Os habitantes naturais do estado de Pernambuco são denominados pernambucanos.
O dialeto recifense é uma variação linguística do português brasileiro, típica da Região Metropolitana do Recife e das regiões da Mesorregião da Mata Pernambucana, no estado de Pernambuco. ... Expressões como oxente, oxe, visse e entendesse estão entre os termos mais característicos deste dialeto.
1537
O território onde hoje se encontra o Estado de Pernambuco foi primeiro denominado Capitania Luzitânia. A área foi doada pela Coroa portuguesa a Duarte Coelho, em 1535. Coelho se estabeleceu em Olinda, que foi a primeira capital do estado. Em 1537, foram fundadas as ilhas de Igarassu e a própria Olinda.
A cidade de Igarassu, localizada a apenas 36 km de Recife, capital de Pernambuco, guarda importantes construções históricas, entre as quais se destaca a Igreja de São Cosme e Damião. ... O nome Igarassu (cuja ortografia correta é Igaraçu) é de origem tupi-guarani e significa “canoa grande”.
Resposta. Explicação: A ciranda tem sua origem no estado de Pernambuco, e foi criada por esposas de pescadores que dançavam na vila enquanto aguardavam a chegada dos mesmos. Os dançarinos de ciranda formam um círculo, seguindo em um ritmo simples e agradável.
Existem diversos estilos musicais em Pernambuco: o tradicional frevo, o maracatu, o caboclinho e o coco. O feriado de Carnaval é o momento em que todos esses ritmos dominam as ruas do Recife e de Olinda, em blocos de rua, nações e troças.
Quais são as principais danças da região Nordeste?
Carnaval mais antigo e culturalmente diverso do país, o carnaval pernambucano tem como característica principal a democratização da brincadeira. ... Os foliões participam intensamente das manifestações, sem a necessidade de uma distinção por mortalhas ou abadás.
O maracatu é uma típica manifestação do folclore brasileiro. A dança de origem africana surgiu em meados do século XVIII, no estado de Pernambuco, nordeste do país. Durante todo o ano, acontecem apresentações da dança nas cidades, sobretudo, em Nazaré da Mata, conhecida como a “Terra do maracatu”.
Os personagens do Maracatu Rural são: