Características físicas O porco tem corpo volumoso, com pernas curtas. Sua pele grossa é coberta por pelos duros. Os porcos medem desde cerca de 60 centímetros até 2 metros de comprimento. Os porcos domésticos podem chegar a pesar 320 quilos.
Como o porco alimenta-se de vegetais e animais, ele é considerado um animal onívoro. Cada animal possui um sistema digestório que se difere de acordo com o tipo de alimento que ingere. Alguns carnívoros, como o leão, possuem dentes pontiagudos, chamados de caninos, que são usados para rasgar a carne de sua vítima.
O porco doméstico (nome científico: Sus scrofa domesticus), ou simplesmente porco, é um mamífero bunodonte não ruminante da família dos suidae, gênero sus.
Existe variações quanto as cores dos porcos, mas a mais comum é o rosa claro, lembrando que não existe "cor de pele" específico, porque a variedades de epiderme...
Principais raças nacionais
RAÇAS SUÍNAS: No Brasil, atualmente, as principais raças de suínos utilizadas são Landrace, Large White e Duroc, sendo que mais de 90% da composição racial dos suínos de abate baseia-se nessas três raças. Outras raças que têm sido utilizadas em menor escala são Pietran, Hampshire e Wessex.
Junte os animais somente para cobertura. Recomenda-se fazer duas a três coberturas por cio, com intervalo de 12 horas. Depois de 114 dias de gestação, nascem de sete a 12 leitões, que desmamam entre 30 e 45 dias. A ração deve ser introduzida desde os dez dias.
Logo ao nascer, o leitão deve ser submetido ao seguinte manejo: remoção dos restos fetais; atadura; corte e desinfecção do cordão umbilical e da cauda; e corte dos dentes. Em seguida, é posto em contato com o úbere da porca o mais rapidamente possível para primeira mamada. É essencial limpar e secar os leitões.