Os verbos declarativos (dizer, afirmar, informar, declarar etc.) anunciam declarações diretas (fala de alguém) ou indiretas ("traduzidas" pelo redator).
Os verbos dicendi são aqueles que utilizamos para nos auxiliar a reproduzir a forma como o interlocutor se expressa. Os verbos dicendi são aqueles que utilizamos no discurso direto para indicar o início da fala de um personagem ou o modo como o interlocutor expressa-se.
Os verbos dicendi ou “de dizer” são aqueles que usamos para introduzir um diálogo. Geralmente é utilizado em entrevistas jornalísticas, contos de ficção, como romances, e prosas. Alguns exemplos de verbos dicendi: afirmar, falar gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc.
1.
Os verbos dicendi ou “de dizer” são aqueles que usamos para introduzir um diálogo. Geralmente é utilizado em entrevistas jornalísticas, contos de ficção, como romances, e prosas. Alguns exemplos de verbos dicendi: afirmar, falar gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc.
➡ Os verbos de enunciação são os verbos que anunciam a fala das personagens. No discurso direto, eles podem aparecer antes da fala das personagens, depois da fala ou, ainda, no meio da fala.
Resposta. São exemplo de verbos dicendi os verbos falar, dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar e assim por diante....
Assim, os verbos de elocução são aqueles que introduzem ou anunciam a fala. São exemplos falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar.
São usados primeiramente para introduzir o discurso direto, quando ocorre a transcrição exata da fala das personagens, mas introduzem também o discurso indireto, quando o narrador reproduzir a essência das falas das personagens com as suas próprias palavras. Verbos de elocução mais utilizados: ... pediu (verbo pedir);
Diz-me se vais ou ficas....dizer.
Conjugação do verbo "dizer"
Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal. Muitos falantes fazem confusão entre estas duas palavras, utilizando a forma no infinitivo impessoal dizer em vez da forma no futuro do subjuntivo disser.
substantivo deverbal Falar; ação de dizer, de expressar algo por meio de palavras; ato de se comunicar ou de fazer uma descrição sobre: e se eu te disser que te amo; se ninguém disser a verdade, será impossível conversar; quem disser que o número certo, ganhará o prêmio. Etimologia (origem da palavra disser).
Para terminar, só acrescentaria que há uma certa diferença de sentido entre os dois verbos. Falar designa genericamente o acto de se exprimir oralmente por palavras, mas dizer associa a este aspecto o de veicular uma informação, referir, indicar, pronunciar-se sobre, comunicar (em geral, oralmente e por escrito).
Dizendo vem do verbo dizer. O mesmo que: expondo, caracterizando, aconselhando, falando, alegando, combinando, narrando, advertindo, ajustando.
Falando vem do verbo falar. O mesmo que: comunicando, conversando, discursando, exprimindo, criticando, dizendo, revelando.
Significado de Fala substantivo feminino Ato ou faculdade de falar. Alocução, discurso.
Expressão popular que siginifica: ele não merece crédito; não é confiável. diz não se escreve.
Além disso, e diferentemente da fala, a escrita exige uma preocupação maior, pois a informação passada não se apagará com o tempo, mas poderá fixar-se por tempo indeterminado. ...
Dançando você pode expressar todos os seus sentimentos, emoções, alegrias e outros, por meio dos movimentos. Algumas danças são muito conhecidas pelo mundo, como ballet, tango, samba, sapateado e bolero. Para Adriana Guedes a dança é considerada uma das mais antigas formas de expressão corporal e artística do homem.