O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.
Nas plantas vasculares existem sistemas de transporte especializados na condução e distribuição das substâncias. A água, os sais minerais e os líquidos nutritivos são transportados em vasos condutores denominados xilema e floema. A sua principal função é a condução de água e sais minerais. ...
Pteridófitas
Existem dois tipos de vasos condutores, os do floema, por onde circula a seiva elaborada, e os do xilema, que transportam a seiva bruta.
Resposta: Explicação: vasos condutores são tubos formados por células cilíndricas justapostas topo-a-topo por onde circula a seiva nas plantas vasculares. Existem dois tipos de vasos condutores, os do floema, por onde circula a seiva elaborada, e os do xilema, que transportam a seiva bruta.
Os elementos de vaso possuem perfurações em suas paredes, especialmente nas extremidades. São unidos através desses orifícios em colunas contínuas e longas chamadas vasos. As traqueídes não possuem perfurações e sim pontoações, que são regiões mais finas, sem parede secundária.
Resposta: Os vasos condutores são importantes para o crescimento e desenvolvimento das pteridófitas. Explicação: Os vasos condutores servem para conduzir seiva bruta e seiva elaborada pela planta.
Os vasos condutores servem para conduzir seiva bruta e seiva elaborada pela planta. Foi o primeiro caminho para a evolução das plantas, já que o grupo anterior , briófitas , não possui estes vasos e por isso são pequenas e tem a passagem de xilema e floema atravez da meiose.
As briófitas são as únicas plantas destituídas de vasos condutores. O transporte de substâncias acontece através do processo de difusão. Essa característica é um dos motivos pelos quais as briófitas não atingem grande porte.
Essas plantas são consideradas de pequeno porte, pois a ausência de vasos condutores impossibilita o transporte de nutrientes a distâncias mais longas e, consequentemente, impossibilitando o seu desenvolvimento. Além disso, as briófitas possuem o corpo com muitas curvas, impedindo a sua sustentabilidade.
As briófitas são plantas de pequeno porte, sendo um dos fatores que prejudicam seu crescimento a falta de vasos condutores, que impossibilita o transporte de água e nutrientes para distâncias muito longas. Além disso, seu corpo é muito delgado, o que também dificulta a sustentação de plantas altas.
Ainda que sejam os primeiros indivíduos presentes no ambiente terrestre, as briófitas são altamente dependentes de água, tanto para o transporte de nutrientes quanto para reprodução. Por isso, são encontradas, geralmente, em ambientes úmidos, próximos a locais de água-doce e com sombras.