Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. ... Também chamado de calor específico, o calor sensível, determinado pela letra c (minúscula), é avaliado da seguinte forma:cal/g.
O calorímetro é um aparelho isolado termicamente do meio ambiente usado para fazer estudos sobre a quantidade de calor trocado entre dois corpos de temperaturas diferentes.
O calorímetro ideal é um instrumento que permite a troca de calor dos elementos que estão no seu interior sem a perda ou ganho de energia em relação ao meio externo.
Para construir um calorímetro, proceda da seguinte forma: pegue um recipiente de isopor que possua tampa bem ajustada, ou seja, que não possua folgas entre a tampa e as paredes do recipiente. Dentro deste último coloque outro recipiente de metal e com um algodão preencha os espaços existentes entre os dois recipientes.
Em razão de o calorímetro ser construído com paredes adiabáticas e com capacidade térmica nula para não interferir nas trocas de calor entre os corpos colocados em seu interior, o calor cedido pelos corpos com maior temperatura será igual ao calor ganho pelos corpos com menor temperatura, e o fluxo de calor só será ...
Podemos dizer que um sistema termicamente isolado é o conjunto de dois ou mais corpos isolados termicamente do ambiente externo (não trocam calor com o meio externo), trocando calor somente entre si.
Esse calorímetro funciona basicamente com a combustão de uma amostra de determinado alimento que fica dentro de uma câmara com oxigênio que está mergulhada na água. À medida que o alimento queima, ele perde energia na forma de calor, aquecendo a água.
Na prática, não existem sistemas perfeitamente isolados (calorímetro ideal), porém, há os calorímetros que reduzem bastante as trocas de calor com meio ambiente, e, para nosso nível, a não ser que se diga ao contrário, ele será considerado ideal. O sistema termicamente isolado é denominado adiabático.
O calorímetro evita a entrada ou saída de calor assim como na garrafa térmica, por exemplo. Nesse instrumento de estudo, são colocados dois acessórios: um termômetro e um agitador. Este último é muito utilizado quando se realiza estudos térmicos com líquidos como a água, por exemplo.