De acordo com o movimento, as articulações sinoviais podem ser classificadas em uniaxial, biaxial e poliaxial. - Uniaxial – Permite apenas um eixo de rotação.
As articulações sinoviais realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial, cápsula articular (DANGELO, FATTINI, 2011).
A membrana sinovial consiste no sistema conjuntivo responsável por alinhar a superfície interna das articulações e cápsulas sinoviais. É uma das constituintes do sistema locomotor, pois permite uma movimentação suave e indolor aos organismos. ... O líquido sinovial é transparente e viscoso.
CID10 - M65 - Sinovite e Tenossinovite.
É comumente associada com doenças específicas, tais como a artrite ou a gota, mas pode também ser o resultado de traumatismo, sobrecarga/peso ou uso excessivo. Os sintomas de sinovite pode incluir vermelhidão, inchaço, calor e dor com o movimento articular. Algumas vezes até parado dói.
A dor vai cessando conforme a inflamação vai cedendo e à medida em que o organismo depura as toxinas depositadas nas articulações. O processo de limpeza articular pode levar de três semanas a três meses. Durante esse período é possível a reincidência do desconforto.
É uma inflamação da bursa, que é um tecido sinovial localizado na porção lateral do quadril, que serve de proteção entre o músculo lateral da coxa e o ponto mais proeminente do osso do fêmur, chamado de trocânter maior.
Artrite. A artrite é a principal causa de dor nas juntas e pode acontecer devido ao excesso de peso, traumatismo e desgaste natural da articulação, levando ao aparecimento de sinais e sintomas como dor, dificuldade para realizar movimentos com a articulação acometida e deformidade.
A artrite séptica do quadril (ASQ) é afecção devastadora e incapacitante, cujo prognóstico depende de diagnóstico precoce e tratamento imediato. O termo artrite séptica do quadril inclui qualquer forma de infecção supurativa dessa articulação, excetuando-se infecção tuberculosa.
A artrite séptica tem cura e o seu tratamento deve ser iniciado no hospital com o uso de antibióticos diretamente na veia, assim como drenagem da articulação com agulha. Após isso, o tratamento deve ser continuado por meio de fisioterapia para recuperar os movimentos da articulação e evitar o surgimento de dor.
Artrite infecciosa é a infecção no líquido e tecidos de uma articulação, geralmente causada por bactérias, mas ocasionalmente por vírus ou fungos. Bactérias, vírus ou fungos podem se espalhar através da corrente sanguínea ou de uma infecção nas proximidades em uma articulação, causando infecção.
O excesso de peso sobrecarrega as articulações já inflamadas e faz com que a dor piore. Além disso, a gordura libera hormônios que pioram a inflamação da artrite reumatoide, e os tratamentos não funcionam tão bem em quem está acima do peso.
As artrites inflamatórias fazem parte de um conjunto de doenças que afetam o sistema imune e, por isso, os sistemas de defesa do corpo atacam os tecidos do próprio organismo em vez atacarem microrganismos ou substâncias externas. Estas patologias são conhecidas como doenças autoimunes.
Numa artrite, a dor surge tipicamente em repouso e melhora em caso de movimento. Em inflamações graves, pode haver dores nocturnas na articulação, que fazem a pessoa acordar. Uma artrite pode aparecer subitamente (aguda) ou no decurso de uma inflamação lenta (crónica) e prevalecer por muito tempo.
A artrite é uma inflamação das articulações que gera sintomas como dor, deformidade e dificuldade no movimento, que ainda não tem cura. Em geral, seu tratamento é feito com medicamentos, fisioterapia e exercícios, mas, em alguns casos, pode-se recorrer à cirurgia.
Alguns dos tipos comuns de artrite incluem: