Pintura rococó Começou a ser criticada a partir de meados do século XVIII, com a ascensão dos ideais iluministas, neoclássicos e burgueses, sobrevivendo até a Revolução Francesa, quando então caiu em descrédito completo, acusada de superficial, frívola, imoral e puramente decorativa.
Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. ... Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica.
Movimento artístico-cultural que surgiu após o Barroco em 1720. O Rococó foi uma manifestação artística que nasceu na França e chegou aos demais países europeus no século XVIII. Apesar de ter surgido como um desdobramento do Barroco, apresentou características próprias.
Esse movimento artístico utilizou da arquitetura, escultura, artes plásticas, música e literatura, para apresentar uma arte mais perturbadora, exagerada e sofisticada. ... O termo “maneirismo” advém do italiano “maneira” que significa “maneira”, ao referir-se ao estilo próprio de cada artista.
O maneirismo foi um protesto contra o que era sentido como racionalismo estéril e propriedade conservadora do classicismo. Os rebeldes maneiristas dobraram, racharam e quase romperam com a mentalidade dirigida por regras. Seus projetos eram excêntricos, complexos, cheios de surpresas e contradições.
Resposta. Resposta: Maneirismo foi um estilo dentro do Renascimento aproximadamente entre 1515 e 1600. ... Já o Barroco veio após as Reformas Religiosas e misturava as características deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
Barroco - forma de expressão artística que nasceu na Itália, entre os XVII e XVIII. A ideia principal do Barroco era a de criticar a Igreja Católica. ... Na ideia do Renascimento, o homem é que deve ser o centro do universo (antropocentrismo).
Na Renascença, era a geometria que regulava a relação entre o homem e o mundo representado no suporte bidimensional, ele era o observador privilegiado e centrado que dominava o entorno com o olhar. O Cubismo fragmentou o campo visual, descentrou o olhar e inventou um espaço multifacetado.
Principais características: - Rompimento com o estilo clássico de beleza idealizada. - Retratação de figuras em formato alongado e serpenteado. - Uso de cores que não representam fielmente a natureza. As cores usadas em grande parte das obras maneiristas são frias, estranhas e artificiais.
As principais características do maneirismo são: Sofisticação da arte. Estilização exagerada, oblíqua e assimétrica. Uso de Espirais, proporções, volumes e perspectivas intrigantes.
O termo Maneirismo foi utilizado por Giorgio Vasari para se referir a "maneira" de cada artista trabalhar. Uma evidente tendência para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começam a ser sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.