A capital Porto Alegre é o maior destaque do Estado como centro poli-industrial, e como centros periféricos destacam-se Esteio, Canoas, Gravataí. Além desses, outras cidades ganham destaque, como: Caxias, Novo Hamburgo e Pelotas.
Um polo industrial pode ser identificado como um local físico em que são realizadas construções bem como produções direcionadas à economia, sendo este local físico destinado à promoção da interação entre as industrias bem como redes de comércio de variadas regiões.
Indústrias novas que se instalaram por lá em busca de novas infraestruturas e incentivos fiscais. O mesmo ocorreu na região Norte", completa Monteiro. As regiões Sudeste e Sul continuam como os grandes polos industriais brasileiros, com 73% das AIRs - total de 160 - no país até 2015.
A indústria pernambucana se desponta na produção de alimentos, metalurgia, produtos químicos, produção de álcool e refino de petróleo. As principais áreas industriais do Nordeste se concentram em Recife, Salvador e Fortaleza.
Resposta. Resposta: A indústria pernambucana se desponta na produção de alimentos, metalurgia, produtos químicos, produção de álcool e refino de petróleo. As principais áreas industriais do Nordeste se concentram em Recife, Salvador e Fortaleza.
As principais áreas industriais da Região Nordeste concentram-se nos Estados de Pernambuco, Bahia e Ceará.
De acordo com um artigo do site Valor Econômico, a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) nordestino avance em 2,9% em 2020 — mais alto que o do Brasil, que fica em 2,2%. Sim, “bons ventos” sopram na economia dessa grande e importante região brasileira.