Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações. Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim.
A Kinesfera ou Cinesfera é a possibilidades de movimentos do nosso corpo no espaço sem que haja um deslocamento. é tudo que podemos alcançar, sem nos deslocarmos, com todas as partes do corpo, perto ou longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos etc.
A eucinética é a pesquisa da composição e do sentido do movimento num domínio onde são identificados os aspectos dinâmicos da ação. ... A coreologia, por outro lado, é o estudo da harmonia das formas sobre a qual baseia-se a criação de seqüência e escalas de movimentos projetados no espaço.
Mús Processo de submeter uma coreografia a uma análise, criado pelo coreógrafo húngaro Rudolf von Laban (1879-1958).
Ou é simplesmente uma maneira de falar da função da arte: olhar além do que vemos, estranhar o óbvio, abrir-se para o inusitado e para a criação de novas formas de ver e interpretar o mundo? Esse é o convite que é feito aqui nesta atividade.
A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música.
Qual a sua importância para a Dança Clássica? A Coreologia é a ciência de registar coreografia por escrito em forma de partitura. ... Para Laban, a Coreologia não era apenas um estudo acerca da dança, mas sim acerca de todas as artes do movimento.
Suas características: Coreutica: É caracterizada pelo estudo da organização espacial dos movimentos, distinguindo então os espaço geral do espaço pessoal. Eukinética: É caracterizada pelo estudo dos aspectos qualitativos do movimento, Laban tratou com muitos detalhes das dinâmicas e ritmo do movimento.
- Movimento Corporal: Afinal, para que a dança de fato exista é necessário criar movimentos que vão de acordo com a musicalidade e também com o tema esclarecido na dança. ... - Tempo: É necessário saber o tempo para articular bem os movimentos e saber usar o espaço, saber o tempo do movimento e da música facilitam muito.
Explicação: tempo: caracteriza a velocidade do movimento corporal (ritmo e duração); contrastes (rápido, médio, lento), contratempo. Além dessas características do tempo entende-se a atenção ao tempo presente como fundamental para o estudo da dança.
Resposta: foi um dançarino, coreógrafo, teatrólogo, musicólogo, intérprete, considerado como o maior teórico da dança do século XX e como o "pai da dança-teatro". Dedicou sua vida ao estudo e sistematização linguagem do movimento em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação.
Rudolf Laban nasceu em 1879 em Bratislava Hungria, e morreu em 1958. Desenvolveu uma forma de Dança Expressionista em que o objectivo principal residia na expressão das emoções (Sousa 2005, cit. ... Toda a sua vida foi dedicada à dança, tanto como dançarino como coreógrafo e também como teórico da dança.
Cada grupo deverá escolher um dos fatores do movimento descrito por Laban (1990) espaço, tempo, fluência e peso e dois esforços básicos: torcer, pressionar, deslizar, flutuar, chicotear, cortar ou socar e através deles realizar movimentos ritmados pelo espaço.
Resposta: Foi um dançarino, coreógrafo, teatrólogo, musicólogo e intérprete.
Rudolf Laban classificou os elementos e/ou fatores do movimento como Fluência, Espaço, Peso e Tempo. Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação.
Resposta: Acredito que seja Corporal e Mental.
O Método de estudo do movimento desenvolvido por Rudolf von Laban é um sistema que descreve e analisa o movimento, gabando-se de sua aplicação universal. Trabalhos anteriores têm investigado sua aplicação em regência, no sentido de facilitar o desenvolvimento de um repertório gestual amplo na prática do aluno.
Uma das características da Labanotation usa símbolos abstratos para definir a direção e nível do movimento, a parte do corpo fazendo o movimento, a duração do movimento e a qualidade dinâmica do movimento.
Resposta: Os fatores do movimento abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores, sendo eles: espaço, tempo, peso e fluência. ... Equivale a dizer quando o movimento se realiza. Peso é a intensidade que se atribui ao movimento (forte, fraco, leve ou pesado).
Rudolf Von Laban defendia que a arte do movimento deveria alcançar sua autonomia e ser respeitada como qualquer outra área artística. ... Certamente, não era para tanto, pois Laban viveu e conviveu com as insurgências das vanguardas modernistas do seu período, participando assim, do movimento denominado de dadaísmo.
Desenvolvido pelo do bailarino, coreógrafo e teórico do movimento Rudolf Laban, O método Laban surge no início do século 20, com o objetivo de resgatar a integridade do indivíduo. ... O método envolve tanto a escrita e a criação, como a leitura e a análise do movimento.
Resposta. Resposta: Laban pensava que a necessidade do movimento fosse um fator óbvio para a sociedade em que vivia.
Além de seu trabalho criativo e de análise da dança, Laban também se dedicou à realização de propostas de dança para as massas do corpo, desenvolvendo com esta finalidade a arte da Dança coral onde grande número de pessoas se movem juntas segundo uma coreografia de estrutura simples, porem instigante, que permita ...
Resposta. Resposta: Sim. Explicação: Muitas vezes quando fazemos movimentações pelo solo ocorrem alguns deslizamentos e torções,pelo simples fato de que na dança é possível ocorrer tais acontecimentos.
O espaço se dá pelo lugar ocupado no momento; e o tempo, é o espaço de tempo de um movimento a outro.Na dança, ambos devem ter cordialidade em seus movimentos para que sejam bem realizados.
Explicação: dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo. ... ... Espaço. Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim.