A nomenclatura IUPAC estabelece as regras para a determinação dos nomes dos compostos orgânicos, que envolve o número de carbonos, o tipo de ligação e o grupo funcional. ... Além disso, outro aspecto importante é que é possível determinar a nomenclatura do composto por meio da sua fórmula estrutural e vice-versa.
As substâncias inorgánicas são qualquer substância que não possua átomos de carbono em sua composição química, com algumas exceções. Um exemplo de uma substância inorgânica é ácido sulfúrico ou cloreto de sódio.
As substâncias inorgânicas possuem pequenas moléculas e podem ser produzidas dentro e fora dos organismos vivos. As principais são: água, gás oxigênio e sais minerais.
As principais funções inorgânicas são ácidos, bases, sais e óxidos.
De uma forma geral, as substâncias naturais são divididas em dois grandes grupos: ... Substâncias orgânicas: possuem moléculas cujo principal elemento químico é o carbono; Substâncias inorgânicas: não possuem o carbono como principal elemento de sua composição.
A química orgânica é a parte da química que estuda as propriedades, métodos de obtenção e aplicações dos compostos formados por átomos de carbono. Possui um papel muito importante na compreensão das propriedades dos plásticos, detergentes, medicamentos, e também dos processos que ocorrem nos seres vivos.