Em 1853, a Vila de Santo Antônio do Paraibuna é elevada à categoria de cidade e, em 1865, ganha o nome de cidade do Juiz de Fora. Este nome tão característico - Juiz de Fora - gera muitas dúvidas quanto a sua origem.
Heinrich Wilhelm Ferdinand Halfeld, também conhecido como Henrique Guilherme Fernando Halfeld, (Clausthal-Zellerfeld, Reino de Hanôver, 23 de fevereiro de 1797 — Juiz de Fora, 22 de novembro de 1873) foi um engenheiro alemão formado na Bergakademie Clausthal.
O juiz de fora era um magistrado nomeado pelo Rei de Portugal para atuar em concelhos onde era necessária a intervenção de um juiz isento e imparcial, que normalmente seria de fora da localidade.
Origem do nome Juiz de Fora Este nome tão característico - Juiz de Fora - gera muitas dúvidas quanto a sua origem. Na verdade, o Juiz de Fora era um magistrado, do tempo colonial, nomeado pela Coroa Portuguesa, para atuar onde não havia Juiz de Direito.
O Gentílico de Juiz de Fora é Juiz-Forano. O município Juiz de Fora está localizado no Estado Brasileiro Minas Gerais - MG. Juiz de Fora possuí uma área total de 1.
DDD da Cidade Juiz de Fora, MG 32.
Legislatura
Bruno Siqueira foi eleito prefeito de Juiz de Fora com 163.
Em arquivo: Os vereadores eleitos em Juiz de Fora vão receber R$ 9.
Belo Horizonte conta com 41 vereadores.
Sistema proporcional de lista aberta. Câmara Municipal de São Paulo é o órgão legislativo do município de São Paulo, no Brasil. Desde a 11º Legislatura (1993-1997), é composto por 55 vereadores, número máximo estabelecido pela Constituição de 1988.
Vereadores
Por votação secreta, os demais membros da Casa elegem o Presidente. O mesmo processo é aplicado para a eleição dos demais membros da Mesa Diretora, composta por 1º e 2º vices-presidentes; além de 1º , 2º, 3º e 4º secretários. Nessa mesma sessão, o presidente da Câmara dá posse ao prefeito e aos vices eleitos.
É eleito por votação entre os deputados federais e seu mandato é de dois anos. O mandato dos membros da Mesa, o que inclui o presidente da Câmara, é de dois anos; e a reeleição é proibida.
O Vereador; O Presidente da Câmara.
A Câmara Municipal é constituída de, no mínimo, nove Vereadores e, no máximo, cinquenta e cinco, de acordo com o número de habitantes do Município.
Art. 11 - O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, composta por representantes do povo, eleitos no Município em pleito direto, pelo sistema proporcional de voto, para um mandato de quatro anos, com número de vereadores fixados de acordo com a Constituição Federal.
A CÂMARA MUNICIPAL Compõe-se de Vereadores, eleitos diretamente pelos munícipes para uma legislatura de quatro anos e funciona em períodos legislativos anuais e em sessões plenárias sucessivas.
A Câmara é o local mais importante de atuação dos vereadores, pois é onde exercem o papel de legisladores e de fiscalizadores da Administração Municipal. O poder de cada vereador, no entanto, é exercido nos limites da sua Câmara e de acordo com as leis que a criaram e que a organizam.
O presidente da Câmara exerce a função Legislativa quando atua orientando a elaboração das leis, seja dirigindo os trabalhos da casa, presidindo o Plenário, seja dando voto de desempate nas deliberações.
Segundo a separação dos poderes, os vereadores são responsáveis por legislar, realizar a fiscalização financeira da execução orçamentária do Executivo. Além de julgar as contas apresentadas pelos prefeitos, os vereadores também podem discutir, propor e votar sobre os impostos da cidade.
O vereador é o representante do povo e no exercício desta função tem o dever de identificar as preocupações coletivas da sociedade e levá-las para o debate na Câmara. Conhecendo os problemas do município, ele poderá indicar soluções ao prefeito ou apresentar Projetos de Lei que ajudem a desenvolver o município.
O bom vereador deve estar sempre bem informado. Não basta estar apenas atualizado, é preciso também: - estar por dentro dos acontecimentos em seu município; ... - acompanhar as novidades sobre administração municipal que são aplicadas em outros municípios.