Vejamos agora quais são esses elementos principais na hipérbole:
Uma parábola não narra coisas que realmente aconteceram, e sim histórias inventadas mas que revelam verdades profundas ou passam mensagens para serem refletidas. Essas histórias pretendem trazer algum ensinamento de vida, pois possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.
A parábola de foco F e diretriz d é o conjunto de todos os pontos cuja distância à reta d é igual à distância ao ponto F. ... Para marcar diversos pontos de uma parábola, dados o foco F e a diretriz d, traçamos por F uma reta r perpendicular a reta diretriz, e denominamos D o ponto de intersecção entre r e d.
Jesus falava por parábolas, não para dificultar o entendimento, mas para que na época ele fosse interpretado apenas pelos preparados. ... O Evangelho Segundo o Espiritismo apresenta as parábolas e as esclarece, exemplifica e interpretando as metáforas.
Todos compreendem com relativa facilidade que a distância mais curta entre dois pontos A e B é uma linha reta. Ocorre que, às vezes, há obstáculos intransponíveis para traçarmos a tal linha reta, daí se fazer necessário uma curva para contornar o obstáculo: eis a parábola!
Jesus proferiu várias parábolas referindo-se diretamente ao Reino de Deus e que, freqüentemente, revelam uma perspectiva escatológica: as sete parábolas do "Discurso das Parábolas" em Mateus 13, a Parábola do Banquete de Casamento, a Parábola das Dez Virgens e a Parábola dos Talentos.
Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. ... Algumas das parábolas mais famosas são as parábolas bíblicas, especificamente as parábolas de Jesus, que eram histórias com elementos comuns da cultura daquele tempo que tinham como objetivo ensinar coisas sobre o Reino de Deus.
Parábolas. Mateus 13 consiste basicamente de sete parábolas e seis delas se iniciam com a frase "O reino dos céus é semelhante..." (a exceção é a Parábola do Semeador).
Apólogo é uma narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou ética, através do uso de personagens inanimados com personalidades diversas. Servem como exemplos os clássicos apólogos de Esopo e de La Fontaine.
A fábula é uma narrativa em prosa que é desenvolvida com personagens humanos e seres irracionais, os quais, a partir de suas ações, transmitem diversos valores sociais. Do Latim, Fábula significa “história, jogo ou narrativa”.
A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.