O Que Como A Reflexo Filosfica?

O que como a reflexo filosfica

A reflexão é um conceito fundamental na filosofia, sendo uma atividade intelectual que nos permite pensar sobre nós mesmos, o mundo ao nosso redor e as questões mais profundas da existência. Ela envolve a análise crítica de ideias, conceitos e argumentos, buscando compreender a natureza da realidade e do conhecimento humano.

O conceito de filosofia foi muito bem definido por Gerd A Bornheim no livro “Os Filósofos Pré-socráticos: Se compreendermos a Filosofia em um sentido amplo – como concepção da vida e do mundo – podemos dizer que sempre houve filosofia. De fato, ela responde a uma exigência da própria natureza humana; o homem, imerso no mistério do real, vive a necessidade de encontrar uma razão de ser para o mundo que o cerca e para os enigmas de sua existência.”

Somos Sociaveis

A reflexão filosófica é caracterizada por sua natureza crítica e analítica. Ela nos convida a questionar as suposições subjacentes às nossas crenças e a examinar os fundamentos de nossos conhecimentos. Ao refletir, buscamos entender as razões por trás de nossas convicções e avaliar a validade dos argumentos apresentados.

O livro Uma breve história da filosofia, de Nigel Warburton, tem quarenta capítulos, cada um dedicado a um filósofo do pensamento ocidental. A jornada começa com Sócrates e termina com Peter Singer. Cada capítulo explora ideias importantes dos filósofos: a felicidade em Aristóteles, o jardim de Epicuro, a aposta de Pascal, o véu de ignorância de Rawls. O livro é de fácil leitura e Warburton alia uma exposição sobre as ideias e detalhes sobre a vida de seus autores. Lendo o livro você vai conhecer um repertório bastante vasto de ideias filosóficas.

A Filosofia é um modo de pensar, é uma postura diante do mundo. A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela é, antes de mais nada, uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos além de sua pura aparência. Pode pensar a ciência, seus valores, seus métodos, seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana.

Reflexão e transformação social

Reflexão e transformação social

Na procura de analisar o ensino de Filosofia na escola e na sala de aula, a realização e conclusão deste trabalho, baseou–se em pesquisa bibliográfica exploratória, realizada no Colégio Estadual Santão Antão na cidade de Bela Vista da Caroba – PR, assim como, de pesquisa na biblioteca Universitária do Polo Uninter (Centro Universitário Internacional Uninter), na cidade de Realeza – PR. Na pesquisa, utilizou-se de consulta de livros didáticos, obras de diversos autores, artigos científicos, revistas, dicionários, entre outros. Foi possível identificar, a necessidade da escola juntamente com os professores/educadores, em desenvolver práticas pedagógicas concretas no ensino de Filosofia, podendo incluir como ponto de partida, a realidade sociocultural dos educandos que chegam até a instituição formal, na busca de priorizar o conhecimento já adquiridos pelos estudantes, os quais já trazem para a sala de aula muitas histórias, crenças, tradições, opiniões, sonhos, sentimentos, lutas, alegrias e sofrimentos. Contudo, é preciso que o ensino de Filosofia seja compreendido verdadeiramente pelos discentes, na busca do professor desenvolver um pensamento crítico, ativo e refletivo através da aprendizagem filosófica.

Há ainda uma segunda característica fundamental do pensamento filosófico: seu caráter sistemático. Isso quer dizer que um filósofo, quando pensa, o faz de maneira que seu pensamento forma um todo integrado. Assim, se ele pensar sobre metafísica, política e moral, suas concepções sobre cada um desses temas estarão relacionados. Ao iniciar o estudo da filosofia é importante levar isso em consideração.

Assuntos

Platão (427-347 a. C.) sem dúvida é um marco para a história da educação. Foi ele quem fundou a Academia. Influenciado por Sócrates (469-399 a. C.), lançou as bases para a ideia e que a emancipação e a realização do homem se dão por meio do conhecimento, daí a necessidade de uma educação pública, custeada pela sociedade. A Filosofia de Platão tem em seu cerne um projeto sistemático de esclarecimentos dos homens e combate á ignorância, fonte de todos os males da humanidade. Para ele, não há felicidade sem sabedoria.

É preciso repensar a aprendizagem de Filosofia na escola, de modo que se possa formar sujeitos melhores, éticos e determinados, ou seja, que os estudantes aprendam a pensar com lógica, fundamentar seus pensamentos e respeitar á diversidade de opiniões entre colegas, professores, e demais pessoas em sociedade/ comunidade.

Ferramentas

Ferramentas

A filosofia não é uma disciplina empírica, como a história ou a física. É uma disciplina a priori ou que se faz pelo pensamento apenas. Não usamos laboratórios, estatísticas, observações telescópicas ou microscópicas. Neste aspecto, a filosofia está mais próxima da matemática, que é também uma disciplina a priori. Isto não significa que não possamos em filosofia apresentar hipóteses de caráter empírico; mas significa que se é possível testar empiricamente essas hipóteses, não são hipóteses filosóficas: são apenas hipóteses sociológicas, psicológicas, biológicas ou outras. Apesar de a filosofia ser uma disciplina a priori, a informação empírica pode ser relevante em muitas das suas áreas. Essa informação, contudo, é geralmente fornecida pelas outras disciplinas, e não pela filosofia em si.

Por mais que o tema tratado nesta pesquisa se refere ao ensino de Filosofia na escola, é possível acrescentar, que a escola deve ir além dos muros escolares no ensino-aprendizagem, isto é, a escola deve ir além da sala de aula e encontrar o ambiente não formal no contexto social, onde possa desenvolver propostas curriculares com base nos princípios da reflexão, do pensamento crítico, e da inclusão social que atenda aos interesses de toda á comunidade, e principalmente dos seus educandos.

Pela educação desenvolvemos capacidades e potencialidades para o “saber” e para o “fazer”. A escola contemporânea deve ser aberta ao diálogo, social para com todos, pois a desigualdade entre as pessoas está cada vez mais presente em nossa sociedade, desde então, é necessário que se resgate os princípios filosóficos do conhecimento, os valores éticos e morais, entre outros. Para Kant, a educação tem a função de transformar o ser humano em humano: “O homem não pode tornar-se um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz” (KANT, 1996, p. 15).

Conceituação

Uma das características centrais da filosofia é seu caráter argumentativo. Um filósofo deve saber argumentar para justificar o que diz. É por isso que a lógica é tão importante na filosofia. Ela estuda as formas corretas e incorretas de argumentação, permite diferenciar entre bons argumentos e falácias. 

OLIVEIRA, Rosane Machado de. Filosofia Na Escola: A Necessidade De Um Pensar Crítico E Reflexivo Em Torno Do Ensino-Aprendizagem Em Sala De Aula. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 11, Vol. 07, pp. 25-40 Novembro de 2018. ISSN:2448-0959

Exemplo de conhecimento filosófico

Através da reflexão, somos capazes de desenvolver uma consciência crítica e de identificar as causas subjacentes aos problemas sociais. Ela nos ajuda a compreender as complexidades das questões sociais e a buscar soluções mais fundamentadas e informadas.

Em todos os tempos a Filosofia tenta interpretar o mundo e entender e transformar o homem, isto é, todo tema importante é assunto de preocupação filosófica à procura da verdade.

O que é uma pergunta filosófica?

São perguntas carregadas de conhecimento e que demandam o saber para as respostas também. Proporcionam críticas, a reflexão, e até mesmo experiências do indivíduo. Normalmente abrem espaço para respostas mais amplas, que vão pra outros caminhos; são bem abrangentes, com inúmeras possibilidades de pensar e se expressar.

Como fazer uma pergunta filosófica?

PERGUNTAS FILOSÓFICAS

  1. No início do diálogo escolher aleatoriamente cinco números da lista em baixo.
  2. Registam-se as cinco perguntas no quadro.
  3. Breve diálogo seguido de votação para escolher a pergunta da sessão.
  4. Diálogo Filosófico tendo como ponto de partida essa pergunta.

Qual a diferença entre uma pergunta filosófica é uma não filosófica?

Resposta. Uma pergunta filosófica é aquela que vai pensar sobre as questões fundamentais da natureza humana. ... Uma pergunta não filosófica pode ser uma pergunta sobre qualquer coisa.

O que é a morte para os filósofos?

Razão pela qual o filósofo sustenta: "A morte nada significa para nós". Ao contrário do que acreditavam Sócrates e Platão, ele justifica sua convicção: "A morte é uma quimera: porque enquanto eu existo, ela não existe; e quando ela existe, eu já não existo".

Qual é o sentido da morte?

Falecer é morrer no sentido de chegar ao fim da vida, como ocorre na velhice ou em consequência de uma enfermidade, com o matiz de desfalecimento, de processo gradual. O bom uso da linguagem exigiria que não se utilizasse falecer para se referir a uma morte súbita ou em um acidente.

O que significa a expressão ficar para morrer?

Memento mori é uma expressão latina que significa algo como "lembre-se de que você é mortal", "lembre-se de que você vai morrer" ou traduzido literalmente como "lembre-se da morte". ... Todas as obras memento mori são produtos da arte cristã.

Qual é o significado de morrer?

verbo intransitivo Cessar de viver, perder todo o movimento vital, falecer. [Figurado] Experimentar uma forte sensação (moral ou física) intensamente desagradável; sofrer muito: ele parece morrer de tristeza.

O que é a morte eo morrer?

São várias as formas de definir morte e morrer. Semanticamente, morte significa "destruição, ruína, fim. Ato de morrer. O fim da vida animal ou vegetal"(1:947).

Qual é o sinônimo de morrer?

80 sinônimos de morrer para 11 sentidos da palavra morrer: Perder a vida: 1 arrefecer, abotoar o paletó, falecer, fenecer, faltar, expirar, desviver, descansar, bater as botas, desencarnar, finar-se, ir-se, partir, passar, perecer, sucumbir.

Como é feito sinônimo?

104 sinônimos de feito para 13 sentidos da palavra feito: Aquilo que se faz: 1 ação, ato, obra, atitude, conduta, fato, acontecimento, evento.