EQST

Quais So Os Efeitos Da Mora Do Credor?

Quais são os efeitos da mora do credor?

As consequências patrimoniais da mora do devedor estão descritas no art. 395 do Código Civil. O devedor em mora responde pelos prejuízos a que sua mora der causa: pagará a prestação, as perdas e danos, os juros de- correntes da mora, a atualização dos valores monetários e os honorários ad- vocatícios.

O que é mora debitoris?

A Mora do Devedor (Mora debitoris, mora solvendi), verifica-se quando o devedor, por motivo que lhe é imputável, não paga sua dívida vencida. , lugar e forma que a lei ou a convenção estabelecer".

O que é ato judicial que constitua em mora o devedor?

De acordo com o inciso V, do artigo 202, do Código Civil, a prescrição pode ser interrompida por 'qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor'. Assim, a cautelar de exibição de documentos interrompe a prescrição quando se tratar de medida preparatória de outra.

Como contar a prescrição do ISS?

A prescrição (art. 174 do CTN) conta da data da constituição efetiva do crédito tributário. Como o ISS fixo é lançamento de ofício para o exercício, a contagem se inicia logo no primeiro dia do ano da sua constituição.

O que interrompe a prescrição?

“3. A interrupção da prescrição se dá com o despacho do juiz que ordena a citação, se o demandante promover no prazo e na forma da lei processual. E, sendo válida, retroage à data da propositura da ação (artigos 202, inciso I do Código Civil e 219, § 1º do CPC de 1973).

Quais são as causas para suspensão interrupção ou impedimento da prescrição?

No impedimento, o prazo prescricional sequer se iniciou. Na suspensão, o prazo prescricional já se iniciou e ao tornar a correr, leva-se em conta o período anteriormente transcorrido. Na interrupção, o prazo prescricional também já se iniciou, mas, ao tornar a correr, o prazo recomeça do zero.

Quanto tempo prescreve uma dívida ativa?

Depois de cinco anos, se essa cobrança não chegar a você, a conta “caduca” e não é necessário pagar. Já a prescrição acontece quando o governo não cobra a dívida, mesmo depois de constatar a inadimplência.

Quando ocorre a prescrição da dívida ativa?

cinco anos

Quanto tempo leva para caducar uma dívida com a Receita Federal?

Uma dívida caduca (ou decai) quando a instituição não emite o comunicado de pagamento no prazo de cinco anos a partir do exercício seguinte. Ou seja, se no período estipulado por lei a cobrança não chegar ao contribuinte, a dívida é extinta e não precisa ser paga.

Quando ocorre a prescrição do IPTU?

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que o prazo de cinco anos para prescrição de cobrança judicial de IPTU começa a correr no dia seguinte ao do vencimento.

Como pagar uma dívida com a Receita Federal?

A negociação deve ser iniciada pelo site da Receita Federal, por meio do Portal e-CAC, na seção “Pagamentos e Parcelamentos”. Na página, o devedor deve escolher o tipo de débito, previdenciário ou afins, a modalidade de transação financeira e confirmar a adesão.

Tem como parcelar dívida na Receita Federal?

É bem simples solicitar a negociação. Na área Cidadão do site da Receita, basta escolher pelo parcelamento de débitos, preferencialmente o simplificado. Após entrar com o número do CPF, do título de eleitor e a data de nascimento, será gerado um código de acesso.

Como Ver dívida na Receita Federal?

  1. Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Consultar Dívida Ativa".
  2. Selecione uma das abas referentes à natureza da dívida que tem interesse em consultar: "Dívida Não Previdenciária", "Dívida Previdenciária" ou "Dívida FGTS".

Como saber minha situação no Imposto de Renda?

Para consultar as diversas informações constantes do Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), é necessária a utilização de código de acesso ou certificado digital.

  1. Gere seu código de acesso.
  2. Acesse aqui o Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)
  3. Passo-a-passo para acessar o Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)

Como saber se devo imposto de renda?

Através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, é possível consultar e entender como está a situação do seu processo....se você não possui cadastro, é preciso gerar o código de acesso ao portal, informando os seguintes dados:

  1. data de nascimento;
  2. CPF; e.
  3. número do recibo da declaração dos dois últimos anos.

Como saber se devo DARF?

1- O acesso à consulta pode ser feito por meio de Certificado Digital ou de Código de Acesso. 2- Após acessar a página de realização da consulta, deve-se selecionar a aba "Pagamentos e Parcelamentos" e no tópico "Pagamento" o item "Consulta Comprovante de Pagamento - DARF, DAS, DAE e DJE".