O objetivo das podas de formação é orientar o crescimento dos ramos, quanto ao número, distribuição e tamanho convenientes. Significa formar uma planta com uma arquitetura caracterizada por uma copa com a parte interna aberta e um número adequado de ramos laterais produtivos.
Sempre escolha os brotos que estão voltados para fora da planta. Os que estão voltados para dentro, deverão ser podados. Esse período de formação da muda demora em torno de 3 anos. Sempre que efetuar a poda, aplique sobre o ferimento uma pasta bordalesa.
A melhor época para se fazer podas de formação na mangueira (Mangifera indica L.) é este mês e durante as chuvas do final do ano. O clima quente e úmido ajuda no rápido desenvolvimento de sua copa.
A lua nova era mais indicada para o plantio de batatas e, também, para o trabalho de podas nas plantas; a lua crescente correspondia ao momento ideal para o plantio de mudas frutíferas; o período de lua cheia era o ideal para o plantio de mudas ornamentais; e durante a lua minguante, os povos antigos colhiam cereais e ...
Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.
No pessegueiro, a poda é imprescindível para garantir uma boa colheita e frutos de valor comercial maior, devendo começar a ser feita ainda no mês de junho.
Pra recuperar sua azaleia, sempre retire os botões e flores murchos, não deixe que fiquem no pé. Regue só quando a superfície da terra estiver seca, azaleias não gostam de solo constantemente úmido e preferem um substrato que tenha um pouco de areia misturada à terra, pra facilitar a drenagem do excedente das regas.
Prefira usar água destilada ou água da chuva para regar as plantas, as azaleias não se dão muito bem com água de torneira que contém cloro e que pode fazer mal para elas. Quando as flores murcharem, é preciso adubar a planta e dar uma nutrição extra para ela permanecer forte e bonita para a próxima florada.
PLANTIO Deve ser a pleno sol, porém, dependendo da espécie ou cultivar, também pode ser à meia-luz. O solo deve ser composto de terra de jardim e vegetal, sendo uma parte dele para uma de areia, além de 3% de matéria orgânica. Não há necessidade de realizar a calagem, pois as azaleias gostam de solos ácidos.
Nas condições de casa e jardim, você pode encontrar representantes de dois tipos:
Adubação. As azaleias podem ser adubadas varias vezes ao ano, com adubo orgânico (composto ou estrume) bem curtido, com torta de mamona, cinza de lareira e fogueira, restos picados de folhagens. Disponha o adubo já preparado em volta do pé da azaleia e, com um rastelo, introduza levemente.
As folhas novas não crescem e/ou as flores não aparecem: Elas estão precisando de fertilizante. Salitre do Chile é o mais indicado. Aplique a cada 2 meses.
Experimente usar uma mistura de vinagre com água (através de um borrifador) para retirar pulgões e outros insetos que se manifestam como verdadeiras pragas nas folhas das plantas. Pode também usar esta solução para combater os ataques de fungos às árvores (apenas se estas não forem sensíveis ao vinagre como é óbvio).
Originária da Ásia, a azaleia (Rhododendron simsii) é um arbusto de porte médio que se adaptou bem ao Brasil. Ela produz flores que podem ser simples ou dobradas e de diversas cores, como rosa e branca. Cada uma delas possui um significado, sendo que os principais são a alegria de amar e a perseverança.
Este tipo de azaléa (japônico, asiática ou anã), proveniente da ásia, floresce duas vezes ao ano, no outono e na primavera. Planta de sol, mas pode ser preciso adapta-la ao sol, dependendo de como foi cultivada. A azaléa, ou azaleia, pode ser encontrada nas cores branca, vermelha, rosa ou a mistura destas cores.
Espalhar sobre a terra ao redor das plantas, em seguida regar até diluir o adubo da superfície. Atenção: Não jogar o adubo nas folhas. Para o plantio das flores utilize o FORTH Plantio. Evitar aplicar nas horas mais quentes e sempre regar logo em seguida aplicação.
O hibisco se desenvolve sem luz solar direta, mas não floresce se não receber pelo menos uma ou duas horas de luz do sol todos os dias. Coloque a planta em uma janela ensolarada a uns 2,5 cm ou 5 cm do vidro para que o calor da superfície não danifique a folhagem e as flores.
Os Hibiscos florescem quase o ano todo, principalmente na primavera e no verão.
Versátil também com relação às exigências de cultivo, já que é bem adaptável. No entanto, para que as flores apareçam em abundância, o solo não pode estar compactado e a planta prefere meia-sombra (mas aceita pleno sol) e clima ameno (não respondendo bem à temperaturas muito frias ou geadas).
A forma mais fácil de plantar hibisco orgânico é retirar estacas verdes com gemas reprodutivas de uma planta adulta e enterrá-las diretamente no solo ou no vaso. Escolha os dias chuvosos para retirar as estacas e aquelas com gemas, mas sem flores, pois terão mais chance de enraizar.
Corte os galhos pela metade no sentido diagonal. De dois em dois meses, espalhe ao redor da planta uma colher de sopa de mistura de farinha de osso e torta de mamona, em partes iguais. Em meses alternados, coloque esterco na superfície. Sem encharcar o solo, molhe o hibisco diariamente à tarde durante o verão.