Iniciamos com os três conceitos primitivos da Geometria Plana, são eles: ponto, reta e plano. Estes três conceitos são considerados “primitivos”, pois não possuem uma definição rigorosa, porém são de fácil compreensão, além de ser a base para o estudo da Geometria Plana.
Figuras geométricas espaciais são aquelas que têm três dimensões: comprimento, altura e largura. Essas figuras são divididas em dois grupos: os corpos redondos (delimitados por alguma superfície arredondada) e os poliedros (superfícies delimitadas por figuras geométricas planas).
Área ou superfície de uma figura plana tem a ver com o conceito (primitivo) de sua extensão (bidimensional). Usamos a área do quadrado de lado unitário como referência de unidade de área, chamando de metro quadrado (m²) sua unidade de medida principal.
Uma figura é considerada plana quando é possível medir comprimento e largura, comprimento e profundidade ou largura e profundidade. O importante é que as figuras planas sejam bidimensionais, isso significa que é possível obter duas medidas a partir delas.
Alguns exemplos de formas não planas: Cone. Esfera. Pirâmide.