Berílio e boro são elementos que nunca seguem o octeto, portanto, seus compostos também não obedecerão à regra do octeto. ... Por ser da família VIA, o fósforo possui cinco elétrons na camada de valência e, ao se ligar com cinco cloros, atinge dez elétrons, ou seja, não obedece ao octeto.
Também chamada de expansão do octeto, acontece com elementos não metálicos a partir do terceiro período. Pelo fato de possuírem mais camadas eletrônicas, eles possuem também mais orbitais disponíveis para receber elétrons. Essa situação ocorre com o Fósforo (P) e o Enxofre (S).
Resposta: Até o momento* é o Carbono C. Explicação: Pois os demais elementos listados podem expandir a suas camadas de valência comportando ao máximo dobro de elétrons de sua camada de valência, por exemplo o enxofre (S) pode comportar 8, 10 e 12, já o fósforo (P) pode comportar 5 e 10.
Introdução
Para obedecer à regra do octeto, o oxigênio precisa para se estabilizar de mais dois elétrons na última camada. O átomo de hidrogênio é uma exceção a regra do octeto se estabilizando com apenas dois elétrons.
I ( ) A regra do octeto afirma que são necessários oito elétrons na camada de valência para que o átomo fique estável. II ( ) A camada de valência é a segunda camada eletrônica do átomo. III ( ) O cloro (Cl), da família dos halogênios, tende a ganhar dois elétrons para adquirir estabilidade.
Os átomos dos demais elementos químicos, para ficarem estáveis, devem adquirir, através das ligações químicas, eletrosferas iguais às dos gases nobres. Há três tipos de ligações químicas: - Ligação iônica – perda ou ganho de elétrons. - Ligação covalente – compartilhamento de elétrons.
Resposta. Resposta: Os átomos estáveis são os que possuem em suas distribuições eletrônicas, concordância com a regra do octeto.
A eletronegatividade é a tendência que um átomo possui de atrair elétrons para perto de si, quando se encontra ligado a outro elemento químico diferente por meio de uma ligação covalente, isto é, em que há o compartilhamento dos elétrons, considerando essa molécula como estando isolada.
Eletronegatividade é uma propriedade periódica que indica a tendência do átomo para atrair elétrons. A sua importância decorre do fato de ela induzir o comportamento dos átomos, a partir do qual são formadas as moléculas. ...
A polaridade das moléculas é um tópico importante no estudo da Química, pois nos ajuda a entender como as moléculas de uma ou mais substâncias interagem, o que pode determinar a solubilidade ou o ponto de fusão e ebulição dessas substâncias.