Os carboidratos fibrosos (CF) são polímeros que participam da composição da parede celular do vegetal. Representados por celulose e hemicelulose, esses carboidratos, juntamente com a pectina e a lignina, são responsáveis por darem sustentação e proteção à planta (CABRAL et al., 2002).
A porcentagem de carboidratos não fibrosos (CNF) na matéria seca dietética é estimada pela equação: 100 - (Proteína Bruta + Extrato Etéreo + Cinzas + Fibra em Detergente Neutro).
Nos vegetais, o carboidrato de reserva é o amido; nos animais, o carboidrato de reserva é o glicogênio.
amido
Reserva energética Os polissacarídeos têm a função de armazenar energia. ... Nas plantas, a reserva energética é desempenhada pelo amido, que é um polissacarídeo de origem vegetal. Nos animais, a energia é armazenada pelo glicogênio, que é um polissacarídeo de origem animal. Saiba mais sobre o amido.
Os energéticos compreendem principalmente a glicose, molécula formada durante a fotossíntese pelos seres autotróficos. Já os de reserva compreendem o amido e o glicogênio, encontrado nos vegetais e animais, respectivamente.
São seres heterotróficos, ou seja, não produzem o próprio alimento e sua reserva energética está na forma de glicogênio, mesmo material de reserva encontrado nos animais.
A célula do fungo não possui clorofila, logo ela não tem a capacidade de fazer fotossíntese. As suas células têm paredes rígidas, mas que não são formadas por celulose, como acontece com as plantas. ... Os fungos pluricelulares geralmente apresentam hifas - filamentos que se entrelaçam formando uma rede denominada micélio.
Os fungos são organismos heterótrofos que se nutrem de substâncias orgânicas e são extremamente importantes na reciclagem de matéria orgânica. Os fungos são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não conseguem produzir seu próprio alimento.