Filos Para a filosofia grega, elemento básico dos princípios formativos do Universo e, portanto, da essência da criação e das formas; causa, fundamento, princípio.
Para os filósofos pré-socráticos, a arché ou arqué (ἀρχή; origem), seria um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas; no início, no desenvolvimento e no fim de tudo. Princípio pelo qual tudo vem a ser.
O arché é um termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos, dado que é caracterizado pela procura da substância inicial de onde tudo deriva e é também a ideia mais antiga na filosofia, já que se tornou no ponto de passagem do pensamento mítico para o pensamento racional.
De uma forma geral, o Universo é formado por galáxias, estrelas, nebulosas, planetas, satélites, cometas, asteroides e radiações – e outras coisas mais que ainda não descobrimos. A matéria negra, por exemplo, é uma forma de matéria que não se comporta como a matéria comum, mas existe.
1. Palavra grega que significa “ordem”, “universo”, “beleza” e “harmonia” e que designa, em sua origem, o céu estrelado enquanto podemos nele detectar certa ordem: as constelações astrais e a esfera das estrelas fixas. Por extensão, designa, na linguagem filosófica, o mundo enquanto é ordenado e se opõe ao caos.
Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos. Ontologia é a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existência dos entes e das questões metafísicas em geral.
Resposta. O cosmo como referência tem como referência de indicar todas as coisas do universo , representando elas cada em sim um significado informativo pra filosofia o cosmo e um estudo bem interessante da filosofia.
O objeto de estudo dos primeiros filósofos, também conhecidos como filósofos da natureza, era o problema cosmológico, ou seja: explicação racional da natureza.
Resposta. A filosofia busca o conhecimento como um todo ,logo possível fazer a ligação entre filosofia e mito pois tanto a filosofia quanto os mitos buscam ideias distintas e também as duas fazem parte da sociedade .
Mito, do grego mýthos, é uma narrativa tradicional cujo objetivo é explicar a origem e existência das coisas....Diferenças entre o Mito e a Filosofia.
A grande preocupação dos primeiros filósofos era provar a origem do mundo, para isso faziam usos de elementos da natureza. Os pré - socráticos queriam provar a existência de todas as coisas por meio dos elementos básicos da natureza como: Terra, água, fogo e ar.
O mito surgiu como narrativas de povos gregos antigos para explicar fenômenos da natureza que não podiam compreender. Era e é geralmente utilizado para explicar a origem de acontecimentos. Já a filosofia é o estudo e reflexão de questões relacionadas à existência humana.
As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a ideia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a ...
Mito:Narra a origem dos seres celestes ,terrestres e marinhos pelos casamentos entre seres. Cultura:Explica o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos quatro elementos:úmido,seco,quente e frio ou água,terra,fogo e ar.
cosmologia=é o ramo daastronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos. cosmogonia= é o termo que abrange as diversas lendas e teorias sobre as origens do universo de acordo com as religiões, mitologias e ciências através da história.