Adjetivos gentílicos dos estados brasileiros
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Adjetivos pátrios
Quem nasce em Tocantins é tocantinense.
Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural). É por isso que água de rio é água fluvial.
Quem nasce ou reside na cidade de Rio de Janeiro é chamado de Carioca. O estado Rio de Janeiro possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Sudeste do Brasil. A capital do Estado Rio de Janeiro é Rio de Janeiro. Quem nasce ou mora no Estado Rio de Janeiro é chamado de Fluminense.
No período colonial (século XVI - século XVIII), os nascidos na capitania do Rio de Janeiro eram conhecidos por "carioca", devido ao Rio Carioca, que era o rio que fornecia água potável à população (aqueles que "bebiam das águas do Carioca").
Mas, a rigor, o gentílico designa o país, a região, o estado, a província, o condado, o município, a cidade, a povoação ou afins, em que alguém nasceu, habita ou de onde procede, enquanto o etnônimo designa tribo, etnia, raça ou nação a que pertence o indivíduo. ...
usa americano ou norte-americano como gentílico dos Estados Unidos. A palavra estadunidense, nos países lusófonos, tem menor adoção.
Qual a forma correcta para designar a naturalidade de um cidadão do Azerbaijão: azeri ou azerbaijanês? ... O gentílico respeitante a Azerbaijão é, segundo o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, azerbaijanês e de acordo com o Dicionário Houaiss (versão brasileira) azerbaidjano.
O nome Azerbaijão, partilhado pela república e a região iraniana, provém do nome de Atropates, um sátrapa persa do Império Aquemênida, que se tornou sátrapa do Império Medo durante o mandato de Alexandre, o Grande e governou a região do Atropatene (o atual Azerbaijão iraniano).
Azeris - grupo étnico com cerca de trinta milhões de indivíduos, presentes no Irã e, em menor número, na República do Azerbaijão, onde são a maioria dos habitantes. Língua azeri - idioma turcomano falado por este povo, oficial no Azerbaijão.
Cazaquistanês é a forma mais usual em Portugal para designar os naturais ou habitantes do Cazaquistão, enquanto no Brasil cazaque é a palavra mais usada. Esta última designa ainda a língua oficial do Cazaquistão, quer no português de Portugal quer no português do Brasil.
Resposta. é chamado de casaque!!!
Língua cazaque
Europa