Os grandes vasos do coração são: a aorta, a artéria pulmonar, a veia pulmonar e as veias cavas superior e inferior.
A letra “e” é falsa porque a base do coração está localizada na parte superior do órgão, logo os vasos da base estão localizados na região superior do coração. Parabéns, você acertou! letra c) O vaso de saída do sangue do ventrículo esquerdo é a artéria aorta, tendo a valva da aorta impedindo seu retorno ao ventrículo.
São vasos da base do coração aqueles que tem acesso direto as câmaras cardíacas. Os vasos que transportam sangue em direção ao coração são denominados veias e desembocam nos átrios, enquanto os vasos que saem do coração são denominados artérias e saem dos ventrículos.
elas são: Coração esquerdo: arte ria aorta e veias pulmonares. Coração direito: veias cavas cranial e caudal e artéria tronco pulmonar.
A aorta é a maior de todas as artérias, e se origina no ventrículo esquerdo. As artérias se dividem em ramos cada vez menores, até os capilares sistêmicos, que são vasos extremamente finos através dos quais o oxigênio sai para os tecidos.
Câmaras do coração O coração é formado por duas câmaras superiores, os átrios, e duas câmaras inferiores, os ventrículos.
O coração é um grande órgão muscular do sistema cardiovascular que é constituído de quatro diferentes camadas, que são, de fora para dentro:
A espessura do miocárdio varia de uma câmara para outra e essa variação está relacionada à resistência encontrada no bombeamento do sangue pelas diferentes câmaras. Quando a musculatura dos átrios encontra pouca resistência para impelir o sangue para os ventrículos, suas paredes são as partes mais finas do miocárdio.
O miocárdio do ventrículo esquerdo é mais espesso que o do ventrículo direito. Isso se deve ao fato de que a contração nessa região deve ser mais vigorosa, de modo a garantir que o sangue siga para o corpo.
Pra você ter uma ideia, o nosso coração que fica bem centralizado, ele fica com a ponta para o lado esquerdo. Por esse motivo que o pulmão do lado esquerdo é um pouco menor. Em cima fica a caixa torácica, esse osso é chamado de externo, que protege o coração", explica o professor de biologia Alexandre Henrique.