A grande resistência química de produtos poliméricos os coloca no centro da discussão acerca dos problemas ambientais, considerando que são praticamente indestrutíveis pelos microrganismos.
Muitos polímeros derivados do petróleo são a matéria-prima para fazer plásticos de todos os tipos e funções, desde recipientes, ferramentas, peças, brinquedos, etc.
Polímeros de condensação (ou eliminação): são formados por meio da reação entre monômeros que possuem grupos reativos entre si, com a consequente eliminação de uma pequena molécula, como água ou etanol.
Além dos padrões estabelecidos da IUPAC para nomear produtos químicos, os polímeros são freqüentemente nomeados levando o nome do monômero de base para sua conformação, precedido pelo prefixo poli (“muitos”). Por exemplo: poliestireno, polietileno, etc.
Outra forma comum é adicionar a palavra “borracha”, “borracha” ou “acrílico” antes do nome dos copolímeros. Por exemplo: borracha de estireno-butadieno, resina de fenol-formaldeído.
A polimerização por adição consiste na reação entre moléculas de uma mesma substância, na qual em sua estrutura, ocorre uma ligação dupla entre dois átomos de carbono, formando-se apenas o polímero. (O polietileno é um exemplo de polímero formado por reação de adição). Considere as seguintes substâncias:
No entanto, é possível reaproveitar plásticos termofixos adicionando-os em pequenas quantidades em outros polímeros que podem ser moldados sob o efeito da temperatura e da pressão adequadas.
Podemos dizer que os monômeros são os protagonistas na formação dos polímeros, a sua matéria-prima. Afinal, são essas microcélulas que estabelecem ligações entre si e, a partir de condições específicas de pressão e temperatura, com o auxílio de um catalisador, dão origem aos meros ou, partes integrantes de uma grande cadeia de polímeros.
Porém, o estudo formal dos polímeros começou em 1922 , quando o alemão Hermann Staudinger determinou (1926) que se tratava de longas cadeias moleculares e deu início ao processo de sua nomenclatura e compreensão, lançando as bases para a ciência macromolecular. Este último daria um impulso definitivo após a Segunda Guerra Mundial e a partir da segunda metade do século XX chegaria uma verdadeira revolução nos polímeros sintéticos.
Esta categoria de polímeros plásticos, como o prefixo “termo” indica, é formada pelos elementos que, a partir da ação direta do calor, podem ter o seu formato modificado.
Muitos dos materiais utilizados pela humanidade desde os tempos antigos são polímeros, como madeira , lã ou seda, e a partir de sua modificação foi possível obter formas mais resistentes e úteis .
Polímeros de adição: são formados por reações orgânicas de adição. Caso ele seja oriundo de um único monômero, será conhecido como homopolímero, do contrário, tendo dois ou mais monômeros na sua formação, será conhecido como copolímero.
Os polímeros são chamados de um conjunto de macromoléculas normalmente orgânicas , resultantes das moléculas de ligação mais simples chamadas de monômeros por ligação química do tipo covalente . Estruturas moleculares longas são formadas unidas por forças diferentes ( ligações de hidrogênio , forças de Van der Waals ou interações hidrofóbicas).
Conheça os principais polímeros de condensação, formados pela reação entre moléculas iguais ou diferentes, com saída simultânea de um composto que não fará parte do polímero.
Agora, vamos dar um destaque especial aos polímeros plásticos, que podem ser divididos em 2 categorias: termoplásticos e termofixos, como você poderá conferir mais detalhadamente a seguir.
Os polímeros podem ser de origem natural ou sintética , mas são sempre resultado de um processo denominado polimerização, no qual fenômenos como temperatura , tempo de reação ou a natureza dos monômeros determinam o comprimento da cadeia polimérica resultante.
O processo de construção dos polímeros é a polimerização e consiste na união por ligações covalentes dos diferentes monômeros que os compõem. Este processo pode ser de dois tipos:
Como o próprio nome indica, fazem parte desta categoria os polímeros formados por reações de adição, ou seja, pela soma simples de monômeros idênticos entre si. E para que essa ligação aconteça, é necessário que existam insaturações e que, na sequência, elas sejam rompidas para que outras moléculas sejam adicionadas ampliando indefinidamente essa sequência.
O plástico PP (propileno) é tipo de plástico muito claro e transparente. ... Já o plástico PE (polietileno) não tem a mesma transparência que o PP, no entanto, ele tem um comportamento exemplar a baixas temperaturas, podendo ser utilizado para embalar alimentos congelados como o pão de queijo, ou até mesmo gelo.
O Plástico PP (polipropileno) é tipo de plástico muito claro e transparente. ... Já o Plástico PE (polietileno) não tem a mesma transparência que o PP, no entanto , ele tem um comportamento exemplar a baixas temperaturas, podendo sr utilizado para embalar alimentos congelados como o pão de queijo, ou até mesmo gelo.
PEAD: Polietileno de Alta Densidade.
Os Tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) Tigre são utilizados nas redes de saneamento de água, com a garantia de resistência a impactos e químicas, além de ser atóxico para transportar a água com qualidade. Tem elevada vida útil e alto desempenho.
2. A sigla PEAD (Polietileno de Alta Densidade) é referente às embalagens para produtos químicos domésticos (limpeza). ... O Polietileno de baixa densidade (PEBD) é o polímero usado para produzir sacos de lixo, filmes em geral, entre outros.
Esta resina é utilizada em processos de transformação por sopro, injeção, rotomoldagem e extrusão. O polietileno de alta densidade possui grande utilização em escala mundial. ... Em torno de 100 milhões de toneladas de materiais plásticos são produzidos anualmente a partir do PEAD.
Suas principais aplicações são em embalagens de biscoitos e massas, sacos plásticos, revestimentos de fios, entre outros. Sua reciclagem produz saquinhos de supermercado. O polietileno pode ser produzido também a partir do álcool etílico e vem sendo conhecido como “plástico verde”.
A chapa de polietileno é considerada o melhor material para contato direto e manuseio com alimentos, pois, ela não retém cheiros e também não transmite nenhum sabor.
A petroquímica brasileira reajustou o polietileno de baixa densidade (PEBD) e o linear (PEBDL) em R$ 500 por tonelada e o de alta densidade, em R$ 600 por tonelada.
Significado de Polietileno substantivo masculino [Química] Matéria plástica (substância) que, utilizada na fabricação de embalagens, tubos, isolantes, recipientes etc., resulta da polimerização do etileno.
Os tecidos plásticos de polietileno resistente são utilizadados para muitas finalidades: comercias, residências, industriais, decorativas, esportivas, agrícolas, construção civil,embalagens, armazenagem, impermeabilização, contenção de erosão em rodovias, coberturas em geral, etc.
O tecido textoleen é um tecido com 67% de poliéster e 33% de algodão. Bem mais seco e rústico, é fácil de trabalhar, ótima opção para o patchwork. Para quem ama um bom artesanato, o textoleen é a base para vários trabalhos!
De forma geral todos os tecidos feitos de 100% poliéster e 100% poliamida podem ser utilizados para sublimação, esses são certamente os melhores tecidos para serem utilizados com essa tecnologia, no entanto podem ser utilizados também tecidos mistos que tenham um mínimo de 60% de conteúdo de fibras sintéticas ( ...
Tipos de tecidos para estampar
Na loja da NEO Brasil, você encontra tudo o que precisa para sublimar tecidos desde tintas até prensas. Confira!
Quando nós falamos sobre o tipo de tecido para painel de festa, devemos levar em conta que os tecidos mais encorpados podem dar um bom caimento para o seu painel, nós podemos citar como exemplo o gorgurinho e o jacquard.