Elementos Radioativos da Tabela Periódica
A seguir, a relação de todos os elementos radioativos naturais:
Radioatividade é um fenômeno nuclear que resulta da emissão de energia por átomos, provocada em decorrência de uma desintegração, ou instabilidade, de elementos químicos. ... Em transformações nucleares o núcleo do átomo sofre alterações, já as reações químicas ocorrem na eletrosfera do átomo.
No caso dos elementos radioativos, ou seja, aqueles com número atômico maior ou igual a 84, a grande maioria dos seus isótopos são radioativos. Já no caso dos elementos químicos que apresentam número atômico inferior a 84, um ou outro isótopo desse elemento é radioativo.
O Fundamento da Radioatividade: Se um átomo tiver seu núcleo muito energético, ele tenderá a estabilizar-se, emitindo o excesso de energia na forma de partículas e ondas. Quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).
Existem três modalidades de radiações denominadas alfa, beta e gama que podem ser separadas por um campo magnético ou por um campo elétrico: Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio.